Mundo

Costa do Pacífico mexicana está em alerta por proximidade de furacão

O Serviço Meteorológico Nacional do México situa o índice de periculosidade do Jova como "severo"

Funcionários depositam sacos de areia em volta da arena onde haverá a disputa do vôlei de praia do Pan, em Puerto Vallarta: furacão deixou a organização do evento em alerta
 (Javier Perez/AFP)

Funcionários depositam sacos de areia em volta da arena onde haverá a disputa do vôlei de praia do Pan, em Puerto Vallarta: furacão deixou a organização do evento em alerta (Javier Perez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2011 às 08h29.

Cidade do México - Quatro estados da costa do Pacífico mexicana, entre eles Jalisco, onde, na próxima sexta-feira, serão abertos os Jogos Pan-Americanos, estavam hoje em alerta devido à aproximação do furacão Jova, anunciou o governo.

Às 19h locais, o furacão se encontrava 295km a sudoeste do porto de Manzanillo, no estado de Colima, e se deslocava para o nordeste a 11km/h, com ventos de 205km/h e picos de 250km/h, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.

O SMN situa o índice de periculosidade do Jova como "severo". Seus fortes ventos o situam na categoria 3, de um máximo de 5. "Ele deve continuar ganhando força, e poderá se tornar um furacão de categoria 4 ao longo da noite, mantendo seu lento deslocamento até a costa do Pacífico central do México", assinala o relatório do SMN.

A zona de alerta abrange 750km do litoral do Pacífico mexicano, onde se encontram Michoacán, Colima, Jalisco (oeste) e Nayarit (noroeste). Segundo o SMN, o Jova poderá tocar a terra nesta terça-feira, em algum ponto entre Michoacán e Jalisco, três dias antes do início dos Jogos Pan-Americanos, que serão disputados em Guadalajara, capital do estado, localizada a 320km da costa do Pacífico.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisFuracõesMéxicoOceanos

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada