Mundo

Correa comemora reeleição com milhares de simpatizantes

As sondagens deram 61% dos votos para o presidente do Equador, Rafael Correra, cntra 21% para o banqueiro Guillermo Lasso, seu opositor

O presidente Rafael Correa (AFP/ Rodrigo Buendia)

O presidente Rafael Correa (AFP/ Rodrigo Buendia)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2013 às 20h27.

O presidente do Equador, Rafael Correa, proclamou neste domingo sua conquista de um segundo mandato de quatro anos com um discurso para milhares de simpatizantes da sacada do palácio presidencial de Carondolet, no centro colonial de Quito.

"Só estamos aqui para servir a vocês. Nada para nós, tudo para vocês, povo que se fez digno de ser livre", disse o presidente socialista, depois que três pesquisas de boca de urna o apontaram como vencedor das eleições no primeiro turno.

Erguendo os braços para comemorar a vitória, Correa apareceu diante dos partidários que lotaram a Praça da Independência, acompanhado do candidato a vice, Jorge Glass.

"Que viva a pátria! Esta pátria nova, justa, de todas e de todos. Muito obrigado por este apoio. Jamais iremos enganá-los, companheiros", afirmou o governante.

Uma sondagem da empresa privada Opinión Pública assinala que o socialista obteve 61% dos votos, contra 21% para o banqueiro Guillermo Lasso. Já a pesquisa Cedatos-Gallup aponta que Correa conseguiu 61,5% dos votos, contra 20,9% para Lasso.

O Centro de Pesquisas e Estudos Especializados (Ciees) aponta uma vitória de Correa com 58,8%, contra 23,1% para o direitista Lasso.

As pesquisas de Opinión Pública e Ciees foram divulgadas por dois canais de TV controlados pelo Estado, e a Cedatos-Gallup, por veículos privados.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesEquador

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique