Mundo

Corpos de vítimas podem levar meses para voltar à Malásia

Kuala Lumpur - O primerio-ministro da Malásia, Najib Razak, disse nesta quinta-feira que pode levar "semanas ou meses" antes que os corpos das vítimas malaias do voo da Malaysia Airlines que caiu na Ucrânia sejam repatriados. A Malásia, país majoritariamente muçulmano, tentou inicialmente reaver os corpos até 28 de julho, antes do Hari Raya, também […]


	Homenagens às vítimas do voo MH17: quarenta e três malaios morreram a bordo do voo
 (Graham Denholm / Getty Images)

Homenagens às vítimas do voo MH17: quarenta e três malaios morreram a bordo do voo (Graham Denholm / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2014 às 10h40.

Kuala Lumpur - O primerio-ministro da Malásia, Najib Razak, disse nesta quinta-feira que pode levar "semanas ou meses" antes que os corpos das vítimas malaias do voo da Malaysia Airlines que caiu na Ucrânia sejam repatriados.

A Malásia, país majoritariamente muçulmano, tentou inicialmente reaver os corpos até 28 de julho, antes do Hari Raya, também conhecido como Eid al-Fitr, a celebração que marca o fim do mês de jejum conhecido como Ramadã.

Quarenta e três malaios morreram a bordo do voo MH17 que ia de Amsterdã para Kuala Lumpur, incluindo 15 tripulantes. O maior número de mortos foi de holandeses, que somavam 198 pessoas entre as 298 a bordo.

"Não pudemos evitar um processo muito doloroso. Isso inclui tanto as exigências técnicas como legais", disse Najib a jornalistas após assinar um livro de condolências na embaixada holandesa. "Por isso, é muito improvável que os corpos possam voltar a tempo do Hari Raya", acrescentou.

Dois aviões com os corpos de alguns passageiros a bordo chegaram à Holanda na quarta-feira, onde especialistas vão trabalhar para identificá-los com testes baseados em amostras de DNA de parentes.

O processo pode levar meses. Os corpos das vítimas serão encaminhados nos próximos dias a uma base militar na cidade holandesa de Hilversum.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoMalásiaMalaysia AirlinesUcrânia

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo