Mundo

Corpos de 9 mil vítimas do conflito armado são encontrados na Colômbia

Os corpos foram localizados com ajuda de integrantes de organizações criminosas com base na Lei de Justiça e Paz

Colômbia: muitos corpos ainda não foram identificados (John Vizcaino/Reuters)

Colômbia: muitos corpos ainda não foram identificados (John Vizcaino/Reuters)

E

EFE

Publicado em 2 de maio de 2018 às 13h17.

Bogotá - A Promotoria da Colômbia localizou e exumou cerca de 9 mil corpos de vítimas do conflito armado do país, mais de 7 mil deles em valas comuns.

O trabalho, feito em parceria com o Instituto de Medicina Legal, a Polícia e familiares das vítimas, foi realizado em 30 dos 32 departamentos do país.

"Os 9 mil corpos foram localizados e exumados graças às informações fornecidas por testemunhas e integrantes de várias organizações criminosas que se submeteram à Lei de Justiça e Paz", disse a Promotoria da Colômbia.

Do total, os restos mortais de 3.800 vítimas já foram entregues aos familiares. Antioquia é o departamento com o maior número de corpos localizados: 1.235.

Os mais de 9 mil corpos exumados foram levados aos laboratórios de genética da Promotoria da Colômbia, do Instituto de Medicina Legal e da Polícia. Os pesquisadores conseguiram identificar, com "absoluta fidelidade", segundo os promotores, 4.296 vítimas.

"Esses restos mortais foram entregues em cerimônias solenes e em coordenação com as vítimas nos pontos e condições em que elas solicitaram", afirmou a Promotoria da Colômbia.

Os corpos que ainda não foram identificados seguem nos laboratórios. As equipes ainda tentam localizar familiares para obter mais informações e concluir o trabalho.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaMortes

Mais de Mundo

Congresso americano aprova cortes de US$ 9 bilhões em ajuda externa e para mídia pública

Raios deixam pelo menos 33 mortos na Índia

Acidente em mina de ouro deixa 18 pessoas soterradas na Colômbia

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'