Mundo

Corpo do criminoso nazista aguarda em aeroporto de Roma

O corpo do criminoso nazista Erich Priebke, falecido na sexta-feira da semana passada, estava em um aeroporto militar de Roma, à espera de traslado

Manifestantes protestam contra funeral de Priebke em Albano Laziale, perto de Roma: eventual traslado será para a Alemanha (Vincenzo Pinto/AFP)

Manifestantes protestam contra funeral de Priebke em Albano Laziale, perto de Roma: eventual traslado será para a Alemanha (Vincenzo Pinto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2013 às 08h54.

Roma - O corpo do criminoso nazista Erich Priebke, falecido na sexta-feira da semana passada, estava nesta quarta-feira em um aeroporto militar de Roma, à espera do eventual traslado para a Alemanha, seu país de nascimento.

Uma cerimônia religiosa organizada pelo movimento católico ultraconservador lefebvrista na terça-feira à noite foi cancelada.

"Nos vimos forçados a suspender funeral porque havia um risco de que virasse um encontro neonazista", declarou o prefeito de Roma, Giuseppe Pecoraro.

O prefeito determinou a transferência do corpo do ex-capitão das SS de Albano Laziale, uma cidade nas proximidades de Roma, para o aeroporto militar de Pratica di Mare.

"Esperamos resolver este tema hoje. Estamos em contato com a Alemanha", disse Pecoraro.

"Não sou eu quem deve decidir sobre a cremação ou o local do enterro, mas estamos trabalhando para resolver a situação de forma oportuna", completou o prefeito de Roma.

Priebke morreu na sexta-feira passada, com 100 anos, em sua residência de Roma, onde cumpria desde 1998 uma condenação à prisão perpétua pelo massacre de 1944 das Fossas Ardeatinas, que matou 335 civis.

Mesmo depois da morte Priebke provoca controvérsia, já que nem Argentina - onde morou por 40 anos -, nem Alemanha - seu país de nascimento -, nem Roma - onde viveu por quase 15 anos - querem receber o corpo.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaGuerrasMetrópoles globaisNazismoPaíses ricosRoma

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia