Mundo

Coreias devem decidir hoje data de reabertura de Kaesong

Delegados dos dois países começaram reunião em Kaesong com o objetivo principal de estabelecer uma data para a reabertura do complexo industrial

Vista do complexo industrial de Kaesong: é a primeira reunião do novo comitê de funcionários do Norte e do Sul que foi formado no dia 14 de agosto (Korea Pool/News1/Reuters)

Vista do complexo industrial de Kaesong: é a primeira reunião do novo comitê de funcionários do Norte e do Sul que foi formado no dia 14 de agosto (Korea Pool/News1/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2013 às 09h04.

Seul - Os delegados da Coreia do Norte e da Coreia do Sul começaram uma reunião nesta segunda-feira em Kaesong com o objetivo principal de estabelecer uma data para a reabertura do complexo industrial conjunto situado na cidade norte-coreana.

A reunião começou às 10h locais (22h de Brasília de ontem), informou o Ministério da Unificação de Seul, e previsivelmente deverá se encerrar ao longo do dia.

É a primeira reunião do novo comitê de funcionários do Norte e do Sul que foi formado no dia 14 de agosto, quando os dois lados decidiram reabrir o complexo industrial de Kaesong depois de mais de quatro meses de fechamento.

Esse comitê conjunto, que se encarregará da gestão do polígono (anteriormente sob controle norte-coreano), assume por enquanto a tarefa de organizar os preparativos necessários para reabrir as portas de Kaesong.

Através do comitê, Seul pretende garantir que o complexo não seja fechado de forma unilateral, como ocorreu no início de abril quando o regime norte-coreano retirou seus 53 mil operários durante um período de tensão política.

Os trabalhadores do Norte servem como mão de obra barata para 123 empresas do Sul, que desde o fechamento do polígono garantem ter acumulado mais de US$ 900 milhões em prejuízos, segundo uma estimativa feita no mês de junho.

Antes da reunião de hoje, o chefe da delegação de Seul manifestou, em declarações divulgadas pela agência sul-coreana "Yonhap", seu desejo que Kaesong se transforme em uma área industrial competitiva em nível internacional, onde as empresas sul-coreanas possam fazer seus negócios sem preocupações.

Por outro lado, a Coreia do Norte vem reiterando sua intenção de que o polígono seja aberto o mais rápido possível e acredita que muitas das fábricas estão em condições de retomar suas atividades ainda este mês.

Além dos membros do comitê conjunto, um total de 615 empresários e engenheiros de empresas sul-coreanas se reúnem hoje em Kaesong para inspecionar as instalações e preparar o caminho para a reabertura, segundo o Ministério da Unificação sul-coreano.

As duas Coreias vivem nos últimos dias um período de aparente entendimento e pretendem também retomar outros projetos como os reencontros das famílias separadas pela guerra e as viagens de sul-coreanos ao complexo turístico de Kumgang na Coreia do Norte. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEmpresáriosEngenhariaEngenheirosIndústriaIndústrias em geralPolítica

Mais de Mundo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, é eleito presidente do Uruguai

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai