Mundo

Coreias acertam data e lugar para reencontro de famílias

Coreia do Norte e do Sul chegaram a acordo para reencontro de famílias separadas durante Guerra da Coreia

Norte-coreanos (no ônibus) se despedindo de seus parentes sul-coreanos: reencontros acontecerão entre 25 e 30 de setembro (AFP)

Norte-coreanos (no ônibus) se despedindo de seus parentes sul-coreanos: reencontros acontecerão entre 25 e 30 de setembro (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2013 às 10h50.

Seul - A Coreia do Norte e a Coreia do Sul chegaram a um acordo nesta sexta-feira para celebrar no próximo mês os reencontros de famílias dos dois países separadas durante décadas pela Guerra da Coreia entre (1950-1953), informou o ministério da Unificação sul-coreano.

Os reencontros acontecerão entre 25 e 30 de setembro no complexo turístico norte-coreano do Monte Kumgang, indicou em uma coletiva de imprensa o porta-voz do ministério, Kim Hyung-Suk.

O ministério informou que serão selecionadas 100 famílias de cada país para participar no programa de reencontros temporários, o primeiro em três anos.

Para as pessoas que estiverem doentes para viajar, serão organizadas reuniões via videoconferência para 40 famílias de cada lado, indicou o porta-voz.

"Com o acordo de hoje, estabelecemos a base para reencontros familiares regulares", acrescentou.

As duas partes promoverão a realização de outra rodada de reencontros familiares provavelmente em novembro.

Na semana passada, a presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, incentivou a retomada destas reuniões ao pedir que Pyongyang que "abra seu coração", e aceitou reativar o programa coincidindo com as férias de Chuseok, em setembro, quando as famílias coreanas tradicionalmente se reúnem.

O programa de reuniões foi suspenso em novembro de 2010 depois que a Coreia do Norte bombardeou uma ilha fronteiriça com a Coreia do Sul e sua retomada depois de três anos supõe um simples gesto simbólico, mas também um passo muito importante.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaGuerrasCoreia do Sul

Mais de Mundo

Turismo bate recordes no Brasil graças aos latino-americanos

'Acho que temos um acordo' sobre Gaza, diz Trump

Netanyahu exige libertação de reféns do Hamas em discurso na ONU

Reino Unido anuncia documento de identidade digital para combater trabalho irregular