Mundo

Coreia do Norte anuncia rompimento de relações com Seul

Crise entre os países se agravou após acidente com navio sul-coreano há dois meses

Manifestante sul-coreano queima bandeira da Coreia do Norte com foto de Kim Jong-Il (Jung Yeon-Je/AFP)

Manifestante sul-coreano queima bandeira da Coreia do Norte com foto de Kim Jong-Il (Jung Yeon-Je/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2010 às 13h21.

Seul - A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira que romperá todas as relações com a Coreia do Sul e cortará as comunicações entre ambos os países, informou a agência de notícias oficial do país, KCNA.

Os norte-coreanos anunciaram também que expulsarão todos os sul-coreanos que trabalham no complexo industrial de Kaesong, localizado ao norte da linha que separa os dois países, ainda que seja financiado por Seul, acrescentou a mesma fonte.

Todos os barcos e os aviões sul-coreanos terão acesso proibido às águas territoriais e ao espaço aéreo norte-coreano, explicou a agência.

A Coreia do Norte voltou a ameaçar nesta terça-feira com ações militares a Coreia do Sul, enquanto China e Estados Unidos aceitaram trabalhar com a comunidade internacional para encontrar uma solução para a crise e a Rússia advertiu sobre uma "escalada" (da crise) na península coreana.

Na sexta-feira passada, uma comissão de investigação internacional concluiu que o navio de guerra "Cheonan", que afundou do dia 26 de março em frente à ilha de Baengnyeong com um saldo de 46 mortos, foi vítima de um torpedo disparado por um submarino norte-coreano.

A Coreia do Norte, por sua vez, acusou Seul de ter "fabricado" provas e afirmou que os países estavam "próximos da guerra".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulPolítica

Mais de Mundo

Trump prepara recorde de decretos para seu novo governo

Lula deve ir à cerimônia de posse de Donald Trump nos EUA?

Milhares protestam contra Donald Trump em Washington

Dez momentos-chave da guerra em Gaza desde o ataque do Hamas a Israel em 2023