Mundo

Coreia do Sul se prepara para possível teste de míssil do Norte

Neste sábado, o país liderado por Kim Jong-un, comemora sua fundação e o seu vizinho já teme mais um teste nuclear para celebrar a data

Tensão nuclear: ao longo da semana, autoridades sul-coreanas alertaram que o país vizinho pode lançar outro míssil balístico intercontinental (Yonhap/Reuters)

Tensão nuclear: ao longo da semana, autoridades sul-coreanas alertaram que o país vizinho pode lançar outro míssil balístico intercontinental (Yonhap/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 8 de setembro de 2017 às 14h46.

Seul - A Coreia do Sul está se preparando para um possível novo teste de míssil da Coreia do Norte, que comemora sua fundação no sábado, poucos dias depois de seu sexto e maior teste nuclear. O regime marca a data todos os anos com grandes mostras de ostentação e aparato militar.

Ao longo da semana, autoridades sul-coreanas alertaram que o país vizinho pode lançar outro míssil balístico intercontinental em desafio a sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) e em meio a um impasse crescente com os Estados Unidos.

No ano passado Pyongyang realizou seu quinto teste nuclear no aniversário de 9 de setembro.

A tensão na Península Coreana aumentou porque o jovem líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, intensificou o desenvolvimento de armas, testando uma variedade de mísseis neste ano --incluindo um que sobrevoou o Japão-- e conduzindo seu sexto teste nuclear no domingo.

Especialistas acreditam que a nação isolada está próxima de desenvolver uma arma nuclear poderosa o suficiente para atingir os EUA, algo que o presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu evitar.

Especialistas nucleares sul-coreanos disseram nesta sexta-feira que encontraram rastros mínimos de gás xenônio radioativo durante uma inspeção, mas que é cedo demais para ligar o fato à explosão de domingo.

A Comissão de Proteção e Segurança Nuclear informou que vem realizando exames em amostras de terra, ar e água desde pouco depois do teste nuclear norte-coreano de domingo.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulMísseisTestes nucleares

Mais de Mundo

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute

Portugal diz ter controlado todos os incêndios que se espalharam pelo país esta semana