Mundo

Coreia do Sul resgata barco norte-coreano encontrado à deriva

A embarcação foi encontrada perto da ilha de Ulleungdo, em águas do Mar do Japão – "Mar do Leste" para as duas Coreias

Coreia do Sul: apenas este ano, o país recuperou cinco embarcações norte-coreanas (Kim Hong-Ji/Reuters)

Coreia do Sul: apenas este ano, o país recuperou cinco embarcações norte-coreanas (Kim Hong-Ji/Reuters)

E

EFE

Publicado em 26 de junho de 2017 às 09h02.

Seul - A Guarda Costeira da Coreia do Sul resgatou um barco norte-coreano à deriva em suas águas territoriais - o quinto neste ano - com oito tripulantes a bordo, que expressaram seu desejo de retornar ao seu país.

A embarcação foi encontrada perto da ilha de Ulleungdo, em águas do Mar do Japão ("Mar do Leste" para as duas Coreias), na última sexta-feira, informou nesta segunda-feira o Ministério de Unificação sul-coreano.

O barco está sendo reparado pelas autoridades da Coreia do Sul, que devem enviar de volta os oito tripulantes assim que concluídos os consertos.

A Coreia do Sul recuperou cinco embarcações norte-coreanas à deriva neste ano, com um total de 21 tripulantes a bordo, dos quais apenas dois expressaram o desejo de desertar e não retornaram ao norte.

Alguns especialistas acreditam que o aumento de barcos norte-coreanos, a maioria deles pesqueiros, que ficam à deriva por falhas no motor ou falta de combustível, pode corresponder a uma tentativa do regime de Kim Jong-un de melhorar as capturas, o que faria com que as embarcações se afastassem cada vez mais da costa.

Coreia do Sul e Coreia do Norte seguem tecnicamente em guerra, já que o conflito travado pelas duas nações entre 1950 e 1953 foi encerrado com um cessar-fogo ao invés de um tratado de paz.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do Sul

Mais de Mundo

Macron pede à América Latina que coopere com França e UE por um “mundo mais justo”

Tribunal nega prorrogação da prisão temporária do presidente da Coreia do Sul

Governo Milei anuncia que planeja retirar o crime de feminicídio do Código Penal

Reconstrução de L.A após incêndios está em risco por ameaças de Trump