Mundo

Coreia do Sul não descarta que Coreia do Norte lance míssil

A imprensa japonesa revelou que o regime de Kim Jong-un poderia estar preparando para o mês que vem um novo teste com um projétil de longo alcance


	Míssil norte-coreano: um míssil foi lançado em abril, mas sem sucesso
 (Kim Jae-Hwan/AFP)

Míssil norte-coreano: um míssil foi lançado em abril, mas sem sucesso (Kim Jae-Hwan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2012 às 11h03.

Seul - A Coreia do Sul não descarta que o regime norte-coreano esteja planejando o lançamento de um novo foguete de longo alcance após a fracassada tentativa de abril, informaram fontes militares e governamentais sul-coreanas, nesta sexta-feira, à Agência local "Yonhap".

"Não podemos excluir a possibilidade do lançamento de um míssil, mas há diversos fatores, como as eleições presidenciais (em dezembro, na Coreia do Sul) e as conversas bilaterais entre Coreia do Norte e Japão, que indicam que o melhor é esperar e ver o que acontece", assinalou uma fonte governamental.

As informações foram produzidas depois que os meios de imprensa japoneses, apoiando-se em supostas imagens de um satélite americano, revelassem que o regime de Kim Jong-un poderia estar preparando para o mês que vem um novo teste com um projétil de longo alcance.

Essas informações alertavam sobre movimentos na base norte-coreana de Dongchang-ri, que indicariam a possível preparação de um novo lançamento como o que houve em abril, que valeu a Pyongyang a condenação internacional por considerar que o lançamento foi um teste de míssil disfarçado.

"Estamos avaliando se haverá um lançamento de míssil e vigiamos de perto da situação", acrescentou a fonte sul-coreana.

Segundo as imagens do satélite, é possível observar pedaços similares aos do míssil que fizeram parte do lançamento norte-coreano de abril e o novo teste poderia ser viável já neste mês. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulGuerras

Mais de Mundo

Israel aprova cessar-fogo com Hezbollah, diz imprensa israelense

Supercomputador Tianhe lidera ranking global de eficiência energética em pequenos dados

Os 10 países do mundo mais dependentes de energia nuclear

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul