Mundo

Coreia do Sul não descarta envolvimento do Norte em ataque

Coreia do Sul não descarta o envolvimento da Coreia do Norte no ataque cibernético contra a operadora de reatores nuclears do país


	Energia nuclear: KHNP, que gere os 23 reatores de energia nuclear da Coreia do Sul, disse que seu sistema de computação foi alvo de ataque hacker
 (Johannes Eisele/AFP)

Energia nuclear: KHNP, que gere os 23 reatores de energia nuclear da Coreia do Sul, disse que seu sistema de computação foi alvo de ataque hacker (Johannes Eisele/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2014 às 08h38.

Seul - A Coreia do Sul não descarta o envolvimento da Coreia do Norte no ataque cibernético contra a operadora de reatores nuclears do país, e pediu a ajuda dos Estados Unidos para investigar o incidente, disse nesta terça-feira uma autoridade envolvida no caso.

A Korea Hydro and Nuclear Power (KHNP), que gere os 23 reatores de energia nuclear da Coreia do Sul, disse na segunda-feira que seu sistema de computação foi alvo de ataque hacker, mas que apenas dados não críticos foram roubados. As operações não foram postas em risco, segundo a operadora.

A autoridades do departamento de investigação da procuradoria de Seul disse que o ataque hacker tinha algumas semelhanças com ciberataques anteriores que tiveram o envolvimento da Coreia do Norte.

"Não podemos descartar nem confirmar o envolvimento da Coreia do Norte agora, devido à similaridade de códigos padrões malignos, e sua verificação vai demorar algum tempo", disse.

Os ataques de hackers têm provocado preocupação na Coreia do Sul, que permanece tecnicamente em guerra com o Norte. O incidente ocorreu após os Estados Unidos terem acusado Pyongyang por um ataque cibernético devastador contra a Sony Pictures, ao qual prometeram responder.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEnergiaEnergia nuclearHackersInfraestrutura

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos