Mundo

Coreia do Sul interrompe propaganda anti-Coreia do Norte antes de reunião

Para esta sexta-feira, está marcado um encontro entre os dois países asiáticos, que deve ter um foco no programa nuclear do regime norte-coreano

Reunião das Coreias: a Coreia do Sul veicula propagandas desde que os norte-coreanos fizeram seu quarto teste nuclear, no início de 2016 (Issei Kato/Reuters)

Reunião das Coreias: a Coreia do Sul veicula propagandas desde que os norte-coreanos fizeram seu quarto teste nuclear, no início de 2016 (Issei Kato/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de abril de 2018 às 12h20.

A Coreia do Sul interrompeu nesta segunda-feira a emissão de propaganda contra a Coreia do Norte na fronteira, no momento em que os dois países fecham detalhes para um encontro de líderes. A reunião, prevista para esta sexta-feira, deve ter um foco no programa nuclear do regime de Pyongyang.

O governo sul-coreano tem usado alto-falantes para emitir propaganda e músicas do pop sul-coreano (K-pop) desde que os norte-coreanos fizeram seu quarto teste nuclear, no início de 2016. A Coreia do Norte, por sua vez, passou a lançar balões com folhetos contra a Coreia do Sul do outro lado da fronteira.

A Coreia do Sul interrompeu essas transmissões na segunda-feira para reduzir a tensão militar e estabelecer um ambiente de diálogo pacífico, de acordo com nota do Ministério da Defesa de Seul. O país disse esperar que isso interrompa a propaganda dos dois lados.

A agência Yonhap, citando uma fonte do governo, disse que a Coreia do Norte aparentemente interrompeu boa parte de suas emissões de propaganda nesta segunda-feira.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, devem se reunir na vila de Panmunjon, na fronteira entre os países.

Kim deve ainda ter outro encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, em maio ou no início de junho, no que deve ser o primeiro encontro de cúpula entre esses países. Kim tem dito que está disposto a negociar o programa nuclear. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesCoreia do NorteCoreia do Sul

Mais de Mundo

Ataques de Israel no Líbano matam 45 pessoas nas últimas 24 horas

Arce, presidente da Bolívia, enfrenta onda de protestos e crise econômica

'Guerra está chegando ao fim': população de Gaza reage à morte do líder do Hamas

Saiba quem será possível sucessor de líder do Hamas, Yahya Sinwar, morto nesta quarta