Mundo

Coreia do Sul faz exercício naval em resposta à Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse que mísseis experimentais de alcance intercontinental estão na "fase final" de seu desenvolvimento

Coreia do Sul: participaram das manobras 20 navios de guerra e aviões (Chung Sung-Jun/Getty Images)

Coreia do Sul: participaram das manobras 20 navios de guerra e aviões (Chung Sung-Jun/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 2 de janeiro de 2017 às 10h39.

Seul - A Marinha da Coreia do Sul realizou nesta segunda-feira um exercício naval na costa da península coreana para reforçar sua capacidade de resposta ao programa nuclear e de mísseis norte-coreano.

Participaram das manobras 20 navios de guerra e aviões para responder ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, que em sua mensagem de Ano Novo disse que os mísseis experimentais de alcance intercontinental do país asiático estão na "fase final" de seu desenvolvimento.

As palavras de Kim despertaram o temor no país vizinho sobre o potencial armamentista da Coreia do Norte e reavivou velhas feridas abertas, como o bombardeio norte-coreano à ilha de Yeonpyeong em 2010, que causou a morte de dois fuzileiros navais e dois civis, e o naufrágio do Cheonan, no mesmo ano, no qual morreram 46 soldados.

A Força Naval sul-coreana orientou os marinheiros a "manterem-se concentrados em seus deveres e estarem dispostos a lutar a qualquer momento", já que a Coreia do Norte poderia aumentar a tensão militar na região aproveitando as mudanças políticas nos Estados Unidos e na própria Coreia do Sul, segundo comunicado divulgado pela agência local "Yonhap".

Os exercícios navais simularam o ataque a submarinos inimigos e navios de guerra no Mar do Japão e no Mar Amarelo, ao longo da costa da penísula da Coreia, a proteção de instalações nucleares e a detenção de navios suspeitos de levar armas de destruição em massa.

As manobras mobilizaram as novas fragatas de 2.500 toneladas de Sul, seus patrulheiros de 1.000 toneladas e navios de ataque de 130 toneladas, assim como helicópteros Lynx e o avião de patrulha marítima P-3.

O exército também fez nesta segunda-feira um exercício com fogo real com canhões K-9 e a Força Aérea sul-coreana efetuou manobras sobre o Mar do Japão para provar sua capacidade defensiva, acrescentou a "Yonhap".

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulTestes nucleares

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada