Mundo

Coreia do Sul e EUA iniciam manobras com porta-aviões nucleares

Manobras em torno da península da Coreia começaram a ser feitas neste sábado

Aviões sobrevoam península da Coreia: movimento deve ser concluído na terça. (Republic of Korea Air Force/Yonhap/Reuters)

Aviões sobrevoam península da Coreia: movimento deve ser concluído na terça. (Republic of Korea Air Force/Yonhap/Reuters)

E

EFE

Publicado em 11 de novembro de 2017 às 16h03.

Seul - Coreia do Sul e EUA iniciam hoje grandes manobras em torno da península da Coreia nas quais participam três porta-aviões nucleares americanos, um desdobramento excepcional que envia uma nova mensagem de força ao regime norte-coreano.

No exercício, que acontece entre hoje e terça-feira que vem no Mar de Japão, participam os porta-aviões de propulsão atômica USS Ronald Reagan, USS Nimitz and USS Theodore Roosevelt, segundo confirmou o Estado Maior Conjunto (JCS) sul-coreano.

É a primeira vez que o Pentágono realiza um exercício destas caraterísticas com a Marinha sul-coreana e as primeiras manobras a envolver três porta-aviões em dez anos.

A última vez que três navios americanos deste tipo tomaram parte num simulacro foi em 2007, em águas próximas à ilha de Guam.

Em comunicado do JCS se explica que o exercício pretende fortalecer e expandir a estratégia de dissuasão de ambos os aliados em relação a evitar novas "provocações" do regime de Pyongyang em forma de teste de armas. EFE

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteEstados Unidos (EUA)Coreia do Sul

Mais de Mundo

Air Canada cancela voos em resposta à possível greve de comissários de bordo

Morte de Miguel Uribe na Colômbia desorganiza a direita e amplia pressão sobre Petro

Putin e Trump se reúnem no Alasca para negociações sobre o fim do conflito na Ucrânia

Vírus do Nilo Ocidental se espalha pela Itália com 275 casos confirmados e 19 mortes