Mundo

Coreia do Sul e EUA disparam oito mísseis balísticos em resposta a Coreia do Norte

O regime comunista norte-coreano intensificou o programa de desenvolvimento de armas em 2022, apesar das sanções econômicas contra Pyongyang

Coreia do Sul e Estados Unidos dispararam oito mísseis balísticos em resposta aos testes de armas da Coreia do Norte no domingo. (AFP/AFP)

Coreia do Sul e Estados Unidos dispararam oito mísseis balísticos em resposta aos testes de armas da Coreia do Norte no domingo. (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 6 de junho de 2022 às 07h20.

Coreia do Sul e Estados Unidos dispararam nesta segunda-feira (6) oito mísseis balísticos em resposta aos testes de armas da Coreia do Norte no domingo, anunciou o exército de Seul.

O Estado-Maior Conjunto sul-coreano afirmou que os aliados lançaram mísseis terra-terra do sistema ATACMS contra alvos no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão.

Quer saber tudo sobre a política internacional? Assine a EXAME e fique por dentro.

A ação de 10 minutos aconteceu um dia depois de Pyongyang ter lançado oito mísseis balísticos de curto alcance após exercícios conjuntos EUA-Coreia do Sul que mobilizaram um porta-aviões.

"Nosso exército condena veementemente a série de mísseis balísticos provocadores e exige o fim dos atos que aumentam as tensões militares na península", acrescentou o Estado-Maior.

O regime comunista norte-coreano intensificou o programa de desenvolvimento de armas em 2022, apesar das sanções econômicas contra Pyongyang.

Funcionário de alto escalão da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, assim como analisas, acreditam que o país liderado por Kim Jong Un se prepara para executar um teste nuclear.

Os disparos desta segunda-feira representam a segunda demonstração de força conjunta entre Seul e Washington desde a posse do novo presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol, que defende uma postura mais firme contra Pyongyang.

No mês passado, os dois países lançaram vários projéteis depois que a Coreia do Note disparou três mísseis balísticos, incluindo um com suposto alcance intercontinental.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Biden diz a Trump que os migrantes são o "sangue" dos Estados Unidos

Incêndios devastam quase 95 mil hectares em Portugal em 5 dias

Relatório da ONU e ONGs venezuelanas denunciam intensificação de torturas nas prisões do país