Mundo

Coreia do Sul e Abu Dhabi assinam acordo de petróleo

Cooperação prevê participação em reservas recuperáveis de 1 bilhão de barris

Abu Dhabi contará com Coreia do Sul para desenvolver áreas de exploração e armazenar petróleo (Divulgação/Abu Dhabi Energy)

Abu Dhabi contará com Coreia do Sul para desenvolver áreas de exploração e armazenar petróleo (Divulgação/Abu Dhabi Energy)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2013 às 17h57.

Seul - A Coreia do Sul informou neste domingo que a Korea National Oil Corp (KNOC) assinou um acordo de petróleo "sem precedente" com Abu Dhabi, por uma participação em reservas recuperáveis de 1 bilhão de barris de petróleo.

Este memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) vale cerca de 97,68 bilhões de dólares baseado nos preços atuais do petróleo, disse o gabinete presidencial da Coreia do Sul em comunicado.

Os detalhes do acordo ainda serão elaborados e devem ser concluídos até o final do próximo ano, disse o governo.

Separadamente, a estatal KNOC assinou um contato com a ADNOC para desenvolver áreas de exploração onshore e offshore em Abu Dhabi com um volume combinado de 570 milhões de barris de "petróleo inicialmente descoberto no local", disse o comunicado.

O governo informou ainda que os dois acordos ajudarão a levar a taxa de autossuficiência do quinto maior importador do mundo para 15%, contra os 10% do ano anterior.

Por outro memorando de entendimento, a Coreia do Sul e Abu Dhabi concordaram com o armazenamento de 6 milhões de barris de Abu Dabhi em instalações sul-coreanas para estocagem estratégica e que, em situações de emergência, poderão ser usados pela Coreia do Sul, acrescentou o comunicado.

Acompanhe tudo sobre:abu-dhabiÁsiaCoreia do SulEmirados ÁrabesEnergiaPetróleo

Mais de Mundo

Presidente do Peru agradece Papa Leão XIV por 'mais de 20 anos de serviço' no país

Papa estava de passagem comprada para terceira vinda ao Brasil

Trump quer aumento de impostos para milionários que ganham acima de US$ 2,5 milhões

Papa Leão XIV celebra sua 1º missa no Vaticano nesta sexta; veja horário e como assistir ao vivo