Mundo

Coreia do Sul diz que Norte não tem tecnologia para míssil

Coreia do Norte lançou o que se supõe ser um ICBM capacitado para ogivas nucleares na semana passada, levando adiante seus programas nuclear e de mísseis

Kim Jong Un, líder norte-coreano: mídia estatal de Pyongyang disse que o teste da semana passada comprovou a reentrada atmosférica da ogiva instalada no míssil de teste (KCNA/Reuters)

Kim Jong Un, líder norte-coreano: mídia estatal de Pyongyang disse que o teste da semana passada comprovou a reentrada atmosférica da ogiva instalada no míssil de teste (KCNA/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 11 de julho de 2017 às 09h05.

Seul - A agência de inteligência da Coreia do Sul não acredita que a Coreia do Norte dominou a tecnologia de reentrada para seu programa de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês), disse um parlamentar sul-coreano nesta terça-feira, questionando o relato de Pyongyang.

A Coreia do Norte lançou o que se supõe ser um ICBM capacitado para ogivas nucleares na semana passada, levando adiante seus programas nuclear e de mísseis em desafio a sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).

A mídia estatal de Pyongyang disse que o teste da semana passada comprovou a reentrada atmosférica da ogiva instalada no míssil de teste, que especialistas dizem possivelmente ter capacidade de atingir o Estado norte-americano do Alasca.

Mas Yi Wan-young, que também é membro do comitê de inteligência do Parlamento da Coreia do Sul, disse a repórteres durante uma entrevista televisionada que o Serviço de Inteligência Nacional de seu país não conseguiu confirmar o sucesso da reentrada.

"Considerando que a Coreia do Norte não tem quaisquer instalações de teste (de tecnologia de reentrada), a agência acredita que (a Coreia do Norte) ainda não desenvolveu esta tecnologia", disse.

Segundo Yi, a agência crê que o míssil disparado na semana passada era uma versão modificada do míssil de alcance intermediário KN-17 que foi testado em maio.

Ele também disse que a agência não detectou nenhuma atividade incomum na instalação de testes nucleares norte-coreana de Punggye-ri.

Acompanhe tudo sobre:ArmasArmas nuclearesCoreia do NorteCoreia do Sul

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia