Mundo

Coreia do Sul confirma que mantém comunicação com o Norte

O governo sul-coreano informou também que Washington "conta com duas ou três vias de comunicação aberta com Pyongyang"

Coreia do Norte: "O Governo sul-coreano destaca sua disposição de perseguir o diálogo em vários formatos" (Toru Hanai/Reuters)

Coreia do Norte: "O Governo sul-coreano destaca sua disposição de perseguir o diálogo em vários formatos" (Toru Hanai/Reuters)

E

EFE

Publicado em 1 de outubro de 2017 às 10h14.

Seul - O Governo da Coreia do Sul confirmou neste domingo que mantém vias abertas de comunicação com a Coreia do Norte e em coordenação com os Estados Unidos, apesar do ponto culminante de tensão na região após a troca de ameaças entre Washington e Pyongyang.

O escritório do Governo sul-coreano afirmou que "fala diretamente com o Norte através dos seus próprios canais", enquanto que Washington "conta com duas ou três vias de comunicação aberta com Pyongyang", segundo declarações de uma porta-voz publicadas pela agência "Yonhap".

A Coreia do Sul confirmou assim o anunciado na véspera pelo secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, que disse que Washington mantinha contatos exploratórios com a Coreia do Norte para determinar sua disposição ao diálogo.

"O Governo sul-coreano destaca sua disposição de perseguir o diálogo em vários formatos, incluindo Coreia do Norte-EE.UU, Seul-Pyongyang ou multilaterais", declarou o porta-voz.

A mesma fonte explicou que EUA e Coreia do Sul "defendem o princípio de aplicar sanções e pressão máxima" para mudar a atitude da Coreia do Norte, e conduzir o país à mesa de negociações para que renuncie a seus programas nucleares e de mísseis.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos