Mundo

Coreia do Sul condecora Psy pelo sucesso de "Gangnam Style"

O cantor conquistou milhões de pessoas em todo o mundo com uma paródia da boa vida dos ricos de Gagnam, o bairro elegante de Seul


	Psy apresenta o sucesso "Gangnam Style": o cantor foi escolhido não apenas por sua carreira como artista, mas também por ter tornado famoso o bairro sul-coreano
 (Thomas Samson/AFP)

Psy apresenta o sucesso "Gangnam Style": o cantor foi escolhido não apenas por sua carreira como artista, mas também por ter tornado famoso o bairro sul-coreano (Thomas Samson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2013 às 16h57.

Seul - O ministério sul-coreano da Cultura concederá uma das mais importantes condecorações do país ao cantor Psy, autor do hit mundial "Gangnam Style" e do videoclipe visto por milhões de pessoas na internet.

Park Jae-Sang, conhecido pelo nome artístico, receberá a medalha da Ordem Okgwan do mérito cultural por "serviços excepcionais", anunciou o ministério.

"Psy foi escolhido não apenas por sua carreira como artista, mas também por ter tornado famoso o bairro de Gangnam, aumentado o interesse mundial pela Coreia do Sul", afirmou à AFP uma fonte do ministério.

O cantor, 34 anos, conquistou milhões de pessoas em todo o mundo com a canção satírica "Gangnam Style", uma paródia da boa vida dos ricos de Gagnam, o bairro elegante de Seul.

Desde o lançamento em 15 de julho, o videoclipe, no qual o cantor executa uma coreografia divertida ao som da música techno-pop, foi visto 655 milhões de vezes no Youtube.

A canção está no topo das paradas em vários países, como Grã-Bretanha e Austrália, e há seis semanas está em segundo lugar nos Estados Unidos.

Habitualmente, a Coreia do Sul apoia todo tipo de exportação, inclusive na área cultural.

O diretor Kim Ki-Duk, que recebeu este ano o Leão de Ouro no Festival de Veneza pelo filme "Pietá", receberá a Ordem Eungwan do mérito cultural, prêmio superior ao atribuído a Psy na hierarquia das recompensas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulGangnam StylePsy (cantor coreano)

Mais de Mundo

EUA afirmam que 'mais de 50 países' já pediram revisão das tarifas de Trump

Israel ataca Hezbollah no sul do Líbano durante visita de enviada dos EUA

Macron propõe "ações fortes" contra a Rússia se continuar "dando as costas à paz"

Irã rejeita proposta dos EUA para negociações diretas sobre programa nuclear