Mundo

Coreia do Sul: autoridades suspendem tentativa de prender presidente afastado Yoon Suk-yeol

Tribunal sul-coreano havia emitido um mandado de prisão contra o líder conservador após Yoon ter ignorado convocações para testemunhar em investigação sobre decreto de lei marcial

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 3 de janeiro de 2025 às 07h30.

Última atualização em 3 de janeiro de 2025 às 07h31.

Investigadores sul-coreanos cancelaram a tentativa de prender o presidente afastado, Yoon Suk-yeol, por sua tentativa fracassada de impor lei marcial ao país. Um impasse com as forças de segurança presidenciais impediu a ação. 

"Em relação à execução do mandado de prisão hoje, foi determinado que a execução era efetivamente impossível devido ao impasse em andamento. A preocupação com a segurança do pessoal no local levou à decisão de interromper a execução", disse o Escritório de Investigação de Corrupção, em um comunicado.

Um tribunal sul-coreano havia emitido um mandado de prisão contra o líder conservador, atendendo a um pedido da investigação, após Yoon ter ignorado por três vezes convocações para testemunhar no contexto da investigação relacionada ao decreto de lei marcial, no começo de dezembro, que afundou o país asiático em uma crise política.

Em um comunicado emitido na quarta-feira, dia 1º, o presidente destituído afirmou que lutaria "até o fim", contando com o apoio de simpatizantes que estão acampados ao redor de sua residência.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do Sul

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia