Mundo

Coreia do Sul apresentará queixa na OMC contra Japão

Japão e Coreia do Sul enfrentam uma disputa comercial desde que Tóquio restringiu as exportações de produtos químicos essenciais o ramo de telefonia celular

Tensão comercial: os dois países se retiraram de suas respectivas listas de parceiros comerciais preferenciais (South Korean Presidential Blue House/Getty Images)

Tensão comercial: os dois países se retiraram de suas respectivas listas de parceiros comerciais preferenciais (South Korean Presidential Blue House/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 11 de setembro de 2019 às 11h19.

O governo da Coreia do Sul anunciou, nesta quarta-feira, que apresentará um protesto contra o Japão na Organização Mundial de Comércio (OMC) diante de restrições "politicamente motivadas" a exportações para o mercado sul-coreano.

Japão e Coreia do Sul travam uma queda de braço comercial e diplomática desde que Tóquio adotou restrições às exportações de três produtos químicos essenciais para as empresas sul-coreanas do ramo de telefonia celular, como Samsung e LG.

As restrições foram a resposta a uma série de decisões judiciais na Coreia do Sul obrigando empresas japonesas a pagar pelo trabalho forçado de cidadãos sul-coreanos durante a Segunda Guerra Mundial.

Nesta crescente disputa, os dois países se retiraram de suas respectivas listas de parceiros comerciais preferenciais, e a Coreia do Sul decidiu não renovar o pacto de cooperação na área de inteligência militar.

Para o ministro sul-coreano do Comércio, Yoo Myung-hee, as restrições adotadas pelo Japão "sobre três produtos têm motivações políticas ligadas às decisões da Suprema Corte sobre a questão do trabalho forçado".

Como a Coreia do Sul é um dos principais produtores mundiais de microprocessadores para telefones celulares, as restrições podem causar "incerteza importante" na economia global, destacou o ministro.

Diante disto, a Coreia do Sul pedirá uma rodada bilateral de consultas na OMC como primeiro passo para resolver a questão, declarou Yoo.

Acompanhe tudo sobre:JapãoCoreia do SulOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura