Mundo

Coreia do Sul amplia sistema de defesa em resposta ao Norte

"Iremos acelerar o desenvolvimento de mísseis balísticos com alcance de 800 quilômetros", informou um porta-voz do Ministério da Defesa

Norte-coreanos acompanham o anúncio do teste nuclear do país, em Pyongyang (AFP)

Norte-coreanos acompanham o anúncio do teste nuclear do país, em Pyongyang (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2013 às 06h40.

Seul - A Coreia do Sul anunciou nesta quarta-feira que irá reforçar seu sistema de mísseis balísticos, dotando-os de alcance suficiente para cobrir toda a Coreia do Norte, em resposta ao terceiro teste nuclear realizado pelo regime comunista de Pyongyang.

"Iremos acelerar o desenvolvimento de mísseis balísticos com alcance de 800 quilômetros", informou o porta-voz do Ministério da Defesa, Kim Min-Seok.

Em outubro passado, a Coreia do Sul fechou um acordo com os Estados Unidos para quase triplicar o alcance de seus sistemas de mísseis e melhorar seu dispositivo, em resposta aos programas de mísseis e nuclear da Coreia do Norte.

Os Estados Unidos têm 28,5 mil homens posicionados na Coreia do Sul, onde assegura um "guarda-chuva" em caso de ataque nuclear. Em troca desta proteção, a Coreia do Sul aceita limitar seu sistema de mísseis.

Antes do acordo de outubro, a capacidade da Coreia do Sul estava limitada a mísseis de até 300km de alcance. A nova extensão não apenas coloca a Coreia do Norte ao alcance dos mísseis do Sul, mas também partes da China e do Japão.

Especialistas consideram que, inclusive, dotará o Sul de capacidade de lançar ataques preventivos contra instalações nucleares norte-coreanas.

Kim informou que a Coreia do Sul também irá acelerar o desdobramento de um sistema capaz de detectar, seguir e destruir mísseis norte-coreanos.

"As Forças Armadas estão observando de perto o Norte, para evitar novos atos de provocação", advertiu.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEnergiaEnergia nuclearInfraestrutura

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones