Mundo

Coreia do Sul alerta que Pyongyang prepara ataques contra suas embaixadas

Seul aumentou o nível de alerta terrorista nas embaixadas no Camboja, Laos e Vietnam, além dos consulados em Vladivostok, na Rússia; e Shenyang, na China

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 3 de maio de 2024 às 07h21.

A agência de inteligência da Coreia do Sul disse nesta sexta-feira, 3, que Pyongyang planeja ataques "terroristas" contra seus funcionários e cidadãos no exterior, um dia depois de o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul ter aumentado o nível de alerta em cinco missões diplomáticas.

O Serviço Nacional de Inteligência confirmou ter “detectado numerosos indícios de que a Coreia do Norte está preparando ataques terroristas” contra seu pessoal diplomático e seus cidadãos “em vários países, como a China, ou no Sudeste Asiático e no Oriente Médio”.

“A Coreia do Norte enviou agentes para esses países para expandir a vigilância das embaixadas sul-coreanas e também realiza atividades específicas, como a busca de cidadãos sul-coreanos como possíveis alvos terroristas”, acrescentou.

Na quinta-feira, 2, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano aumentou o nível de alerta terrorista em cinco missões diplomáticas: as embaixadas no Camboja, Laos e Vietnam, além dos consulados em Vladivostok, na Rússia; e Shenyang, na China. Nesses cinco locais, tanto Seul como Pyongyang têm embaixadas ou consulados.

A Coreia do Norte mantém relações diplomáticas com mais de 150 países, segundo o Ministério da Unificação do Sul, mas o número de missões estrangeiras operacionais foi reduzido desde a década de 1990, devido a limitações financeiras.

No ano passado, Pyongyang fechou várias missões diplomáticas em locais como Angola, Uganda, Espanha e Hong Kong, uma decisão que Seul atribuiu à má situação econômica do seu vizinho.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do Sul

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos