Mundo

Coreia do Norte testa mísseis de longo alcance em meio a tensões com vizinhos

Kim Jong Un supervisionou o lançamento dos mísseis, que viajaram 2.000 km sobre o mar, e expressou "grande satisfação" com o teste

Transeuntes caminham sob uma tela grande com uma imagem do líder norte-coreano Kim Jong Un em Tóquio em 4 de outubro de 2022. (AFP/AFP Photo)

Transeuntes caminham sob uma tela grande com uma imagem do líder norte-coreano Kim Jong Un em Tóquio em 4 de outubro de 2022. (AFP/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 13 de outubro de 2022 às 07h23.

Última atualização em 13 de outubro de 2022 às 07h25.

A Coreia do Norte testou dois mísseis de cruzeiro estratégicos de longo alcance nesta quarta-feira, anunciou a imprensa estatal.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, supervisionou o lançamento dos mísseis, que viajaram 2.000 km sobre o mar, e expressou "grande satisfação" com o teste, informou a agência oficial KCNA. Kim ressaltou que os projéteis atingiram os alvos pretendidos, embora não tenha especificado quais eram.

Esse foi o lançamento mais recente de uma série de testes de armas que aumentaram a tensão na península coreana e o temor de que Pyongyang realize seu primeiro teste nuclear desde 2017.

O líder norte-coreano expressou "grande satisfação" com os testes, projetados para aumentar a eficiência de combate dos mísseis "enviados às unidades do Exército Popular Coreano para a operação de armas nucleares táticas", segundo a KCNA.

A Coreia do Norte informou nesta semana que seus testes de mísseis recentes incluíam exercícios "nucleares táticos" para simular um ataque ao Sul. Kim "apreciou muito a capacidade de reação de nossas forças de combate nuclear", destacou a KCNA.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteKim Jong-unMísseis

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha