Mundo

Coreia do Norte teria tentado atacar sistema de trens do Sul

A Coreia do Sul tem mantido alerta elevado contra a ameaça de ciberataques da Coreia do Norte


	Coreia do Norte: a Coreia do Sul responsabilizou o Norte por ciberataques anteriores promovidos contra sua operadora de usinas nucleares
 (Reuters)

Coreia do Norte: a Coreia do Sul responsabilizou o Norte por ciberataques anteriores promovidos contra sua operadora de usinas nucleares (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2016 às 15h04.

Seul - A Coreia do Norte tentou invadir contas de email de funcionários ferroviários sul-coreanos em uma tentativa de atacar o sistema de controle de transporte, afirmou agência de espionagem da Coreia do Sul, nesta terça-feira.

A Coreia do Sul tem mantido alerta elevado contra a ameaça de ciberataques da Coreia do Norte depois do país vizinho ter conduzido um teste nuclear em janeiro e feito o lançamento de um míssil de longo alcance no mês passado.

A Coreia do Sul responsabilizou o Norte por ciberataques anteriores promovidos contra sua operadora de usinas nucleares, algo que o governo norte-coreano negou.

O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul (NIS, na sigla em inglês) afirmou em comunicado que interrompeu a tentativa de invasão contra os funcionários ferroviários e que fechou suas contas de email.

"A ação foi um passo para preparar atos de ciberterror contra o sistema de controle de transporte ferroviário", afirmou a agência, sem dizer qual seria o objetivo específico da Coreia do Norte ao tentar invadir o sistema.

Em 2013, a Coreia do Sul responsabilizou o Norte por ciberataques que congelaram sistemas de computadores de bancos e emissoras de televisão durante dias.

Os novos temores de ataques contra os computadores da Coreia do Sul surgem em meio a grandes exercícios militares conduzidos pelos Estados Unidos e tropas sul-coreanas.

A Coreia do Norte classificou os exercícios como "ações de guerra nuclear" e ameaçou responder militarmente.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulHackers

Mais de Mundo

Líderes mundiais reagem à posse de Trump

Argentina alcança superávit comercial recorde em 2024

Donald Trump nomeia republicano Mark Uyeda como presidente interino da SEC

Funcionários federais dos EUA entram com processo contra Trump por novo Departamento de Eficiência