Mundo

Coreia do Norte se refere a Kim Jong-un como líder do partido único

A designação indicaria que o jovem está em processo de assumir o controle

O filho mais novo do falecido líder, Kim Jong-un, prepara-se para tomar o comando de um sistema comunista baseado desde sua origem, em 1948, na doutrina idealizada por seu avô (AFP)

O filho mais novo do falecido líder, Kim Jong-un, prepara-se para tomar o comando de um sistema comunista baseado desde sua origem, em 1948, na doutrina idealizada por seu avô (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2011 às 05h46.

Seul.- O jornal do norte-coreano Partido dos Trabalhadores se referiu nesta segunda-feira a Kim Jong-un, designado sucessor de seu pai Kim Jong-il, como líder do principal órgão da formação, informou a agência sul-coreana 'Yonhap'.

A designação, publicada em vários artigos do 'Rodong Sinmun' indicaria que o jovem sucessor, cuja idade se estima em pouco menos de 30 anos, está em processo de assumir o controle total do país após a morte do líder máximo norte-coreano.

Os artigos publicados hoje pelo periódico, que descrevem Kim Jong-un como líder da poderosa Comissão Militar Central e pedem lealdade a sua pessoa, sugerem que o jovem desempenha, de fato, os cargos de presidente deste organismo e de secretário-geral do Partido dos Trabalhadores, segundo a 'Yonhap'.

'Todas as organizações do Partido no país estão defendendo a ideologia e a liderança do grande camarada Kim Jong-un com um pensamento único', diz o periódico.

O diário também sugeriu que o regime começará a trabalhar para ajudar o sucessor a assumir formalmente os títulos de secretário-geral do Partido dos Trabalhadores e comandante supremo do Exército Popular da Coreia do Norte que ostentava seu pai.

Kim Jong-il nomeou no ano passado vice-presidente da Comissão Militar Central Kim Jong-un, seu filho mais novo, que foi promovido à categoria de general de quatro estrelas em seu primeiro grande passo para se consolidar como sucessor à frente do militarizado regime norte-coreano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComunismoCoreia do NorteGoverno

Mais de Mundo

Trump diz que não concorrerá novamente se perder a eleição de 2024

Eleições nos EUA: Trump mostra força em três estados fundamentais, mostram pesquisas

Ataque de Israel contra Hezbollah deixa ao menos 182 mortos no Líbano

"Oriente Médio está à beira de catástrofe iminente", alerta ONU