Mundo

Coreia do Norte retoma voos internacionais após três anos

País fechou suas fronteiras no início de 2020 em resposta ao vírus e, até as últimas semanas, não demonstrou sinais de abertura

Coreia do Norte: país flexibilizou o bloqueio de suas fronteiras decretado pela pandemia de covid-19. (AFP/Reprodução)

Coreia do Norte: país flexibilizou o bloqueio de suas fronteiras decretado pela pandemia de covid-19. (AFP/Reprodução)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 22 de agosto de 2023 às 10h52.

O primeiro voo comercial internacional da Coreia do Norte chegou nesta terça-feira (22) a Pequim, no momento em que Pyongyang flexibiliza o bloqueio de suas fronteiras decretado pela pandemia de covid-19.

A Coreia do Norte fechou suas fronteiras no início de 2020 em resposta ao vírus e, até as últimas semanas, não demonstrou sinais de abertura. 

No mês passado, autoridades chinesas e russas compareceram a um grande desfile militar em Pyongyang e, na semana passada, uma delegação de atletas norte-coreanos foi autorizada a participar de uma competição de taekwondo no Cazaquistão.

Nesta terça-feira, o voo JS151 Pyongyang-Pequim da companhia estatal Air Koryo pousou às  9H17 (22H17 de Brasília, segunda-feira) na capital chinesa.

Correspondentes da AFP presentes no aeroporto de Pequim-Capital observaram apenas dois norte-coreanos saindo pelo portão de desembarque. Ambos utilizavam cartões com os rostos dos ex-líderes Kim Il Sung e Kim Jong Il, respectivamente avô e pai do atual líder norte-coreano Kim Jong Un.

Um dos passageiros era o general Kim Jin, segundo Colin Zwirko, analista do portal NK News, especializado em notícias da Coreia do Norte. Nenhum deles fez declarações à imprensa.

Um voo da Air Koryo decolou de Pequim com destino a Pyongyang, de acordo com um site de rastreamento de voos.

A NK News informou que a Air Koryo também deve retomar os voos entre Vladivostok, no extremo leste russo, e Pyongyang nesta semana.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteViagens

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA