Mundo

Coreia do Norte reconhece fracasso de lançamento de satélite

Segundo a TV estatal norte-coreana, o satélite "não entrou em órbita" e especialistas norte-coreanos "averiguam neste momento o motivo do fracasso"

O governo da Coreia do Sul qualificou o lançamento como "uma provocação" que viola a resolução 1874 da ONU (Kim Jae-Hwan/AFP)

O governo da Coreia do Sul qualificou o lançamento como "uma provocação" que viola a resolução 1874 da ONU (Kim Jae-Hwan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2012 às 07h05.

Seul - A Coreia do Norte reconheceu que o foguete de longo alcance Unha-3, que lançou nesta sexta-feira desde a base de Tongchang-ri, no norte do país, não alcançou seu objetivo de pôr um satélite em órbita.

Segundo a televisão estatal norte-coreana, a "KCTV", o satélite "não entrou em órbita", e cientistas, técnicos e especialistas norte-coreanos "averiguam neste momento o motivo do fracasso".

Trata-se da primeira vez em que o regime comunista reconhece o fracasso em sua tentativa de lançar um satélite ao espaço.

A Coreia do Norte definiu como um sucesso seus dois lançamentos anteriores, em 1998 e 2009, apesar de especialistas internacionais terem assegurado então que os satélites norte-coreanos nunca chegaram a entrar em órbita.

Após o lançamento, que aconteceu às 7h38 locais (19h38 de Brasília), Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão asseguraram que o lançamento fracassara depois de o projétil ter se precipitado no Mar Amarelo pouco mais de um minuto após sua partida.

Segundo estes países, o foguete de 91 toneladas e longitude de 30 metros teria caído na água a cerca de 150 quilômetros da cidade portuária sul-coreana de Gunsan, depois de sofrer um problema quando a primeira parte deveria separar-se do restante da estrutura.

Uma autoridade militar sul-coreana explicou que o foguete se desmembrou em cerca de 20 pedaços após alcançar uma altitude máxima aproximada de 151 quilômetros.

O Governo da Coreia do Sul qualificou o lançamento como "uma provocação" que viola a resolução 1874 da ONU, que exige a renúncia de Pyongyang a todos os testes que utilizem tecnologia de mísseis balísticos. 

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaCoreia do SulSatélites

Mais de Mundo

Zelensky anuncia prisão de suspeito de matar ex-presidente do Parlamento

Ataque com drone deixa 12 mortos em clínica no Sudão

Tribunal dos EUA suspende deportação de centenas de menores da Guatemala

Rebeldes do Iêmen prometem seguir com ataques contra Israel