Mundo

Coreia do Norte recebe atletas para maratona

Evento indica que as preocupações da Coreia do Norte em relação a uma crise militar podem não ser tão grandes quanto dão a entender seus pronunciamentos oficiais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2013 às 14h35.

Pyongyang - Apesar dos alertas da Coreia do Norte de que a ameaça de guerra na Península Coreana é tão grande que não é possível garantir a segurança de moradores estrangeiros, o país atraiu atletas de todo o mundo neste domingo para uma maratona pelas ruas da capital, Pyongyang. O evento indica que as preocupações da Coreia do Norte em relação a uma crise militar podem não ser tão grandes quanto dão a entender seus pronunciamentos oficiais. O país se prepara para celebrar o mais importante feriado do ano, o aniversário do fundador Kim Il Sung, na segunda-feira (15).

Uma multidão foi às ruas neste domingo observar atletas de 16 países competirem em uma maratona internacional durante a manhã e, em seguida, lotaram um teatro para assistir a uma apresentação, em uma série de eventos que culminarão com a celebração do aniversário de Kim, chamado de "Dia do Sol". "O sentimento é o mesmo que eu presenciei no ano passado. A situação é a mesma", disse Chang Chia-che, de Taiwan, que chegou em 15º lugar na corrida.

A exibição de atletas estrangeiros como parte das celebrações norte-coreanas tem um viés de propaganda que faz parte da motivação do país para divulgar esse tipo de evento ao público. Nas últimas semanas, a Coreia do Norte afirmou diversas vezes que não pode garantir a segurança de estrangeiros, sugerindo que as embaixadas considerassem estratégias de retirada de pessoal e pressionando os estrangeiros residentes na Coreia do Sul a abandonarem o país. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEsportesMaratonas

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia