Mundo

Coreia do Norte propõe adiar teste nuclear com condições

De acordo com a agência estatal de notícias Korean Central, o país está disposto a suspender o teste nuclear se os EUA deixarem de realizar exercícios militares com a Coreia do Sul em 2015


	 Pyongyang apresentou a proposta a Washington na sexta-feira
 (REUTERS/Kyodo)

Pyongyang apresentou a proposta a Washington na sexta-feira (REUTERS/Kyodo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2015 às 09h46.

Seul - A Coreia do Norte afirma estar disposta em suspender temporariamente um teste nuclear se os Estados Unidos deixarem de realizar exercícios militares com a Coreia do Sul em 2015.

De acordo com a agência estatal de notícias Korean Central (KCNA, na sigla em inglês), Pyongyang apresentou a proposta a Washington na sexta-feira. A KCNA afirma que é "hora para os Estados Unidos tomarem uma decisão firme pela paz e estabilidade na península da Coreia" e na região do entorno.

Pyongyang considera os exercícios militares realizados pelos dois países como ensaios para uma possível invasão, embora aliados tenham por repetidas vezes afirmado que não têm intenção de atacar a Coreia do Norte.

A realização de um quarto teste no país tem por um dos objetivos dar mais uma resposta desafiadora à pressão internacional liderada pelos Estados Unidos para que Pyongyang abandone o seu programa nuclear. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosCoreia do NorteÁsiaEstados Unidos (EUA)Coreia do Sul

Mais de Mundo

Coreia do Norte faz desfile militar e exibe um novo míssel intercontinental

Pequim sedia Cúpula Global das Mulheres em outubro

Trump anuncia tarifa extra de 100% para produtos da China e veto a softwares

Após quatro dias da renúncia de Lecornu, Macron volta a nomeá-lo como primeiro-ministro da França