Mundo

Coreia do Norte prepara lançamento de satélite

Pyongyang enfrenta múltiplas sanções da ONU por seus testes nucleares e por lançamentos de mísseis

Coreia do Norte: "O plano é colocar em órbita um satélite equipado com câmeras e instrumentos de comunicação" (KCNA/Reuters)

Coreia do Norte: "O plano é colocar em órbita um satélite equipado com câmeras e instrumentos de comunicação" (KCNA/Reuters)

A

AFP

Publicado em 26 de dezembro de 2017 às 06h42.

A Coreia do Norte está preparando o lançamento de um satélite, informou nesta terça-feira a imprensa sul-coreana, no momento em que especialistas alertam que o programa espacial do país é uma fachada para o programa nuclear.

Pyongyang enfrenta múltiplas sanções da ONU por seus testes nucleares e por lançamentos de mísseis. O regime norte-coreano foi proibido de realizar testes que envolvam tecnologia de projéteis, o que também afeta os satélites.

"Por meio de vários canais, sabemos que o Norte concluiu um novo satélite que chamou de Kwangmyongsong-5", afirma o jornal Joongang Ilbo, que cita como fonte um funcionário do governo de Seul.

"O plano é colocar em órbita um satélite equipado com câmeras e instrumentos de comunicação", completa o jornal.

Em fevereiro de 2016, a Coreia do Norte lançou o satélite Kwangmyongsong-4, um projeto que a comunidade internacional considerou que era um teste de míssil balístico camuflado.

Um porta-voz do comando militar sul-coreano indicou que "não havia nada fora do comum", mas que Seul está alerta para qualquer tipo de provocação, incluindo os testes de mísseis de longo alcance camuflados como lançamentos de satélites.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUCoreia do NorteSatélites

Mais de Mundo

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos

China amplia isenção de visto para turistas de nove países, incluindo Coreia do Sul e Noruega