Mundo

Coreia do Norte pode estar preparando teste nuclear

Imagens de satélite registradas no mês passado mostraram maior atividade no complexo nuclear de Yongbyon

A Coreia do Norte diz que quer retomar as conversações internacionais sobre seu programa nuclear depois de dois anos de boicote (Divulgação/Getty Images)

A Coreia do Norte diz que quer retomar as conversações internacionais sobre seu programa nuclear depois de dois anos de boicote (Divulgação/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2013 às 07h41.

Seul - Um satélite dos EUA detectou aumento de atividade num local utilizado pela Coreia do Norte para testar armas nucleares, o que pode indicar que o país esteja preparando um terceiro teste atômico, disse uma fonte sul-coreana nesta quinta-feira, segundo informou um jornal da Coreia do Sul.

A informação surgiu depois que imagens de satélite registradas no mês passado mostraram maior atividade no complexo nuclear de Yongbyon, o principal da Coreia do Norte, num indício de que o governo norte-coreano estaria impulsionando seus planos nucleares em desafio à pressão internacional sobre o país.

Autoridades dos Ministérios de Relações Exteriores e de Defesa da Coreia do Sul não confirmaram a notícia, divulgada pelo diário Chosun Ilbo.

A Coreia do Norte diz que quer retomar as conversações internacionais sobre seu programa nuclear depois de dois anos de boicote, o que foi interpretado por analistas como um indício de que o país vem sendo fortemente afetado pelas duras sanções impostas pela ONU no ano passado, em resposta a seu segundo teste nuclear.

Especialistas temem que Kim Jon-un, o filho mais jovem do líder do país, Kim Jong-il, poderia estar tentando agora moldar uma imagem de linha-dura por meio de ações ameaçadoras. Kim Jon-un, provável sucessor do pai, foi recentemente nomeado para altos postos militares e políticos.

Os satélites norte-americanos de espionagem podem facilmente identificar se a Coreia do Norte se prepara para um teste, mas isso não significa que o experimento seja iminente.

Em abril, os EUA não endossaram informação semelhante sobre preparativos para um terceiro teste na Coreia do Norte.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulEnergiaEnergia nuclearEstados Unidos (EUA)InfraestruturaPaíses ricosPolíticaTestes nucleares

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado