Mundo

Coreia do Norte pode estar preparando teste nuclear

Imagens de satélite registradas no mês passado mostraram maior atividade no complexo nuclear de Yongbyon

A Coreia do Norte diz que quer retomar as conversações internacionais sobre seu programa nuclear depois de dois anos de boicote (Divulgação/Getty Images)

A Coreia do Norte diz que quer retomar as conversações internacionais sobre seu programa nuclear depois de dois anos de boicote (Divulgação/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2013 às 07h41.

Seul - Um satélite dos EUA detectou aumento de atividade num local utilizado pela Coreia do Norte para testar armas nucleares, o que pode indicar que o país esteja preparando um terceiro teste atômico, disse uma fonte sul-coreana nesta quinta-feira, segundo informou um jornal da Coreia do Sul.

A informação surgiu depois que imagens de satélite registradas no mês passado mostraram maior atividade no complexo nuclear de Yongbyon, o principal da Coreia do Norte, num indício de que o governo norte-coreano estaria impulsionando seus planos nucleares em desafio à pressão internacional sobre o país.

Autoridades dos Ministérios de Relações Exteriores e de Defesa da Coreia do Sul não confirmaram a notícia, divulgada pelo diário Chosun Ilbo.

A Coreia do Norte diz que quer retomar as conversações internacionais sobre seu programa nuclear depois de dois anos de boicote, o que foi interpretado por analistas como um indício de que o país vem sendo fortemente afetado pelas duras sanções impostas pela ONU no ano passado, em resposta a seu segundo teste nuclear.

Especialistas temem que Kim Jon-un, o filho mais jovem do líder do país, Kim Jong-il, poderia estar tentando agora moldar uma imagem de linha-dura por meio de ações ameaçadoras. Kim Jon-un, provável sucessor do pai, foi recentemente nomeado para altos postos militares e políticos.

Os satélites norte-americanos de espionagem podem facilmente identificar se a Coreia do Norte se prepara para um teste, mas isso não significa que o experimento seja iminente.

Em abril, os EUA não endossaram informação semelhante sobre preparativos para um terceiro teste na Coreia do Norte.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulEnergiaEnergia nuclearEstados Unidos (EUA)InfraestruturaPaíses ricosPolíticaTestes nucleares

Mais de Mundo

Coreia do Sul aumenta ajuda à indústria local de semicondutores para compensar tarifas de Trump

'Nenhuma universidade privada pode ser controlada pelo governo': a resposta de Harvard a Trump

Alto executivo do Grupo Lego morre em acidente de esqui em famosa estação da Suíça; rainha lamenta

Casa Branca congela US$ 2,2 bilhões em financiamento para Harvard após universidade desafiar Trump