Mundo

Coreia do Norte pode estar preparando lançamento de míssil submarino

Imagens de um estaleiro norte-coreano feitas por satélite na sexta-feira mostram uma possível preparação para lançamento de um míssil submarino

Kim Jong-un recentemente declarou que armamento nuclear poderia trazer a paz, e não a guerra (Mikhail Svetlov/Reuters)

Kim Jong-un recentemente declarou que armamento nuclear poderia trazer a paz, e não a guerra (Mikhail Svetlov/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 5 de setembro de 2020 às 14h00.

WASHINGTON (Reuters) - Imagens de um estaleiro norte-coreano feitas por satélite na sexta-feira mostram atividades que sugerem preparações para um teste de mísseis balísticos de médio-alcance de lançamento submarino, conforme reportou um 'think tank' dos Estados Unidos na sexta-feira (4).

O Centro para Estudo Estratégicos e Internacionais disse que as imagens publicados em seu website do estaleiro norte-coreano Sinpo mostravam várias embarcações em um reservatório naval seguro, uma das quais se assemelhava a embarcações usadas anteriormente para rebocar uma plataforma de testes submergível para o mar.

O relatório diz que a atividade era "sugestiva, mas não conclusiva, de preparações para um teste de um míssil balístico de lançamento submarino Pukguksong-3 a partir da barca plataforma de testes submergível".

A Coreia do Norte afirmou em outubro do ano passado que havia feito no mar um disparo-teste bem-sucedido do Pukguksong-3, um novo míssil balístico de lançamento submarino (SLBM, na sigla em inglês), como parte das iniciativas para conter ameaças externas e intensificar sua auto-defesa.

O lançamento foi visto por analistas como o mais provocativo por parte da Coreia do Norte desde que o país iniciou um diálogo com os Estados Unidos sobre seus programas de armas e mísseis nucleares em 2018.

Pacifista?

Vale lembrar que, recentemente, Kim Jong-un, ditador norte-coreano, afirmou que as armas nucleares poderiam trazer a paz, e não a guerra. "Graças ao nosso dispositivo nuclear confiável e efetivo de autodefesa, não haverá mais guerra, e a segurança e futuro do nosso país estará firmemente garantida para sempre”, disse.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteGuerrasMísseisSubmarinos

Mais de Mundo

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute

Portugal diz ter controlado todos os incêndios que se espalharam pelo país esta semana