Mundo

Coreia do Norte pode duplicar potência nuclear, segundo Seul

Funcionário de inteligência sul-coreano, no entanto, ressaltou que não foram detectados movimentos incomuns na base de Punggye-ri


	Os dois testes anteriores do regime dos Kim ocorreram em 2006 e 2009 com potências estimadas de 1 e 3,5 quilotons
 (KCNA)

Os dois testes anteriores do regime dos Kim ocorreram em 2006 e 2009 com potências estimadas de 1 e 3,5 quilotons (KCNA)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 10h02.

Seul - A Coreia do Norte é capaz de duplicar sua potência de detonação em seu próximo teste nuclear, denunciaram nesta quarta-feira autoridades de inteligência de Seul, que advertiram para grandes avanços realizados no programa de armas atômicas do regime de Kim Jong-un.

"Se a Coreia do Norte realizar um quarto teste nuclear, a explosão teria uma potência de pelo menos 10 a 15 quilotons", disse à agência local Yonhap uma fonte do Serviço Nacional de Inteligência (NIS) da Coreia do Sul.

De acordo com as autoridades sul-coreanas, a potência duplicaria do valor de aproximadamente 6,7 quilotons do último teste nuclear norte-coreano, feito em fevereiro de 2013, que provocou um tremor de 4,5 graus na escala de Ritcher.

Os dois testes anteriores do regime dos Kim ocorreram em 2006 e 2009 com potências estimadas de 1 e 3,5 quilotons.

O funcionário de inteligência sul-coreano, no entanto, ressaltou que não foram detectados movimentos incomuns na base de Punggye-ri, no nordeste do país, onde a Coreia do Norte realizou todos seus testes anteriores.

Mesmo assim, fotos por satélite divulgadas nos últimos meses revelam atividade nas instalações nucleares norte-coreanas, e os analistas acreditam que o país comunista poderia realizar seu quarto teste nuclear a qualquer momento e sem aviso prévio.

Além disso, a fonte do NIS revelou que a Coreia do Norte realizou recentemente testes com fortes explosivos na capital, Pyongyang, para avançar na tecnologia de miniaturização das armas destinadas a seu programa atômico.

Embora o regime de Kim Jong-un tenha demonstrado sua capacidade de realizar ensaios nucleares, não se sabe se o país alcançou a tecnologia suficiente para reduzir o tamanho das ogivas nucleares e instalá-las em mísseis.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulTestes nucleares

Mais de Mundo

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico