Mundo

Coreia do Norte pede à ONU que denuncie torturas da CIA

Diplomata norte-coreano pediu ainda a criação de uma "comissão para investigar os responsáveis sobre as torturas da CIA

A Coreia do Norte enviou carta ao Conselho de Segurança na qual pede o exame das denúncias de tortura contra a CIA (Jim Watson/AFP)

A Coreia do Norte enviou carta ao Conselho de Segurança na qual pede o exame das denúncias de tortura contra a CIA (Jim Watson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2014 às 07h55.

Nova York - A Coreia do Norte - país que a ONU acusa de violar os direitos humanos - enviou nesta segunda-feira uma carta ao Conselho de Segurança na qual pede o exame das denúncias de tortura contra a agência americana de Inteligência - CIA.

As práticas de tortura cometidas contra dezenas de detidos ligados à Al-Qaeda e detalhadas em um recente relatório do Senado americano "são as violações dos direitos humanos mais graves já cometidas no mundo", afirma a missão da Coreia do Norte nas Nações Unidas.

Este tema "deve ser examinado com urgência pelo Conselho, já que pode ter um impacto iminente e desestabilizador na paz e na segurança internacionais", disse o diplomata norte-coreano Ja Song Nam.

O diplomata pediu ainda a criação de uma "comissão de investigação (...) para atribuir responsabilidades" sobre as torturas da CIA.

A carta afirma ainda que "o suposto problema dos direitos humanos na Coreia do Norte não é nada além que uma invenção política e, portanto, não tem qualquer impacto na paz e na segurança da região e do mundo".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosCoreia do NorteÁsiaEstados Unidos (EUA)ONUCIA

Mais de Mundo

Possível vazamento de Nobel da Paz será investigado após alta misteriosa em casas de apostas

María Machado vê seu Nobel como um 'impulso para concluir' tarefa pela 'liberdade' da Venezuela

Milei está 'comprometido em tirar a China' da Argentina, diz Bessent

China anuncia taxas sobre navios americanos e amplia disputa marítima com os EUA