Mundo

Coreia do Norte instala última fase do foguete ainda em 2012

País prepara um foguete de longo alcance que planeja lançar entre 10 e 22 de dezembro a partir da base de Dongchang-ri


	Informação sobre o armamento norte-coreano é da Coreia do Sul
 (Feng Li/Getty Images)

Informação sobre o armamento norte-coreano é da Coreia do Sul (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2012 às 06h39.

Seul - A Coreia do Norte terminou de instalar as três fases do foguete de longo alcance que planeja lançar entre 10 e 22 de dezembro a partir da base de Dongchang-ri, informou nesta quarta-feira o governo da vizinha Coreia do Sul.

'Acreditamos que a Coreia do Norte completou a instalação de um foguete de longo alcance na plataforma de lançamento. Parte do pessoal está se retirando do lugar', explicou um porta-voz do Executivo sul-coreano à agência 'Yonhap'.

Os especialistas preveem que Pyongyang começará agora a instalar equipamentos auxiliares, do tipo audiovisual e de radar, antes de passar a carregar o combustível no projétil.

Se a operação de abastecimento for realizada já no próximo fim de semana, Seul prevê que o lançamento acontecerá entre 10 e 12 de dezembro, explicaram os porta-vozes do Executivo.

A Coreia do Norte anunciou no último sábado a intenção de lançar um foguete de longo alcance Unha-3 desde a base de Dongchang-ri, que fica 50 quilômetros ao sul da fronteira com a China, com o objetivo de pôr um satélite em órbita. A operação, segundo Pyongyang, é pacífica e inscreve-se em seu programa espacial.

Apesar disso, Coreia do Sul, Estados Unidos e seus aliados acreditam que a operação oculta um teste relacionado com tecnologia de mísseis balísticos, o que violaria duas resoluções da ONU que proíbem o regime comunista de efetuar atividades deste tipo.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaCoreia do NorteCoreia do Sul

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô