Mundo

Coreia do Norte instala última fase do foguete ainda em 2012

País prepara um foguete de longo alcance que planeja lançar entre 10 e 22 de dezembro a partir da base de Dongchang-ri


	Informação sobre o armamento norte-coreano é da Coreia do Sul
 (Feng Li/Getty Images)

Informação sobre o armamento norte-coreano é da Coreia do Sul (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2012 às 06h39.

Seul - A Coreia do Norte terminou de instalar as três fases do foguete de longo alcance que planeja lançar entre 10 e 22 de dezembro a partir da base de Dongchang-ri, informou nesta quarta-feira o governo da vizinha Coreia do Sul.

'Acreditamos que a Coreia do Norte completou a instalação de um foguete de longo alcance na plataforma de lançamento. Parte do pessoal está se retirando do lugar', explicou um porta-voz do Executivo sul-coreano à agência 'Yonhap'.

Os especialistas preveem que Pyongyang começará agora a instalar equipamentos auxiliares, do tipo audiovisual e de radar, antes de passar a carregar o combustível no projétil.

Se a operação de abastecimento for realizada já no próximo fim de semana, Seul prevê que o lançamento acontecerá entre 10 e 12 de dezembro, explicaram os porta-vozes do Executivo.

A Coreia do Norte anunciou no último sábado a intenção de lançar um foguete de longo alcance Unha-3 desde a base de Dongchang-ri, que fica 50 quilômetros ao sul da fronteira com a China, com o objetivo de pôr um satélite em órbita. A operação, segundo Pyongyang, é pacífica e inscreve-se em seu programa espacial.

Apesar disso, Coreia do Sul, Estados Unidos e seus aliados acreditam que a operação oculta um teste relacionado com tecnologia de mísseis balísticos, o que violaria duas resoluções da ONU que proíbem o regime comunista de efetuar atividades deste tipo.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaArmasCoreia do Sul

Mais de Mundo

'Acho que temos um acordo' sobre Gaza, diz Trump

Netanyahu exige libertação de reféns do Hamas em discurso na ONU

Reino Unido anuncia documento de identidade digital para combater trabalho irregular

Irã e Rússia fecham acordo de US$ 25 bilhões para novas centrais nucleares