Mundo

Coreia do Norte esconde dois mísseis na costa leste

Segundo fontes da inteligência sul-coreana, país colocou dois de seus mísseis de médio alcance em lançadores móveis

Mísseis Patriot da bateria anti-aérea do exercito dos Estados Unidos na base aérea americana em Osan, sul de Seul (Lee Jae-Won/Reuters)

Mísseis Patriot da bateria anti-aérea do exercito dos Estados Unidos na base aérea americana em Osan, sul de Seul (Lee Jae-Won/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2013 às 09h00.

Seul - A Coreia do Norte colocou dois de seus mísseis de médio alcance em lançadores móveis e os escondeu na costa leste do país, disse a agência sul-coreana de notícias Yonhap nesta sexta-feira, citando fontes de inteligência da Coreia do Sul.

A informação não pôde ser confirmada, mas pode ter a intenção de demonstrar uma ameaça por parte do Norte ao Japão ou às bases norte-americanas em Guam. O Norte ameaçou atacar as bases em Guam se os Estados Unidos realizarem uma ataque.

"No início desta semana, o Norte transferiu dois mísseis Musudan de trem e os colocou em lançadores móveis", dise um oficial militar familiarizado com o assunto à Yonhap.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul não quis comentar a reportagem.

Há relatos não confirmados na mídia de que o Norte levou mísseis para a costa leste na quinta-feira, mas não estava claro quais mísseis teriam sido deslocados.

As especulações foram em torno de dois tipos de mísseis que não se tem conhecimento que tenham sido testados.

Um deles é o chamado míssil Musudan, que o Ministério da Defesa da Coreia do Sul estima que tem alcance de até 3.000 km. O outro é chamado de KN-08, que acredita-se ser um míssil balístico intercontinental, que não foi testado.

O ministro da Defesa sul-coreano disse não acreditar que o míssil que foi transferido para o leste seja o KN-08.

A Coreia do Norte tem melhorado lenta e progressivamente suas capacidades de mísseis nos últimos anos, e as autoridades dos EUA dizem que seus mísseis podem ser capazes de atingir territórios e Estados norte-americanos fora do continente, incluindo Guam, Alasca e Havaí.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaCoreia do NorteGuerras

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA