Mundo

Coreia do Norte envia nova proposta para participar de jogos

A Coreia do Norte ofereceu enviar uma delegação aos Jogos Asiáticos, na cidade sul-coreana de Incheon, em número menor do que o proposto inicialmente


	Soldados se apresentam em uma parada militar na Coreia do Norte
 (Kcna/AFP)

Soldados se apresentam em uma parada militar na Coreia do Norte (Kcna/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2014 às 14h18.

Seul - A Coreia do Norte ofereceu nesta sexta-feira enviar uma delegação de 273 pessoas aos Jogos Asiáticos, na cidade sul-coreana de Incheon, número menor do que o proposto inicialmente, no primeiro contato entre as Coreias em um mês.

O Comitê Olímpico da Coreia do Norte enviou uma mensagem a Seul no qual propôs enviar uma delegação de 273 membros, entre eles 150 atletas, aos Jogos Asiáticos de Incheon, que acontecerão de 19 setembro a 4 outubro, informou uma porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano.

Além disso, colocou debater as questões de caráter prático mediante uma troca de correspondência, segundo a Unificação.

O governo sul-coreano "aceitou a proposta e tomará as medidas necessárias" para avançar em outros detalhes e garantir a participação norte-coreana no maior evento esportivo do continente, apontou a porta-voz.

A nova aproximação aconteceu mais de um mês depois de a Coreia do Norte ter anunciado a ruptura nas negociações bilaterais sobre sua participação nos Jogos.

Pyongyang acusou Seul de adotar uma atitude "irracional" por, entre outras coisas, exigir do vizinho comunista não utilizar a bandeira nacional de grande tamanho dentro e fora dos estádios, e pedir que cobrisse suas próprias despesas durante o evento esportivo.

Antes disso a Coreia do Norte tinha anunciado que sua delegação seria formada por 350 atletas e o mesmo número de animadoras, número consideravelmente maior do que a proposta de hoje.

Os Jogos Asiáticos de 2014 serão os terceiros na Coreia do Sul, que já organizou as edições de 1986 em Seul e 2002 na cidade de Busan.

A Coreia do Norte não participou de 1986, mas em 2002, quando as relações bilaterais passavam por uma etapa de distensão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEsportes

Mais de Mundo

FMI libera US$ 1,1 bilhão adicional para a Ucrânia

Yahya Sinwar: Exército israelense encontra mais de R$ 50 mil junto ao corpo do líder do Hamas

Trump diz que morte de líder do Hamas facilita paz no Oriente Médio

Biden e aliados europeus ressaltam determinação de seguir apoiando Ucrânia