Mundo

Coreia do Norte e Suécia continuam conversas hoje

Reuniões em Estocolmo são para a preparação de uma cúpula anunciada entre Donald Trump e Kim Jong Un

KIM JONG-UN:  encontro com Donald Trump vai ocorrer (KCNA/Reuters)

KIM JONG-UN: encontro com Donald Trump vai ocorrer (KCNA/Reuters)

A

AFP

Publicado em 17 de março de 2018 às 09h27.

Os contatos de alto nível entre autoridades da Coreia do Norte e da Suécia, que representa os interesses dos Estados Unidos em Pyongyang, continuavam neste sábado (17) em Estocolmo em vista da preparação de uma cúpula anunciada entre Donald Trump e Kim Jong Un.

Ainda não houve contato direto entre os dois inimigos, e nem data e nem lugar foram marcados para esta reunião, que deve focar no futuro do programa nuclear norte-coreano.

Em Washington, Donald Trump telefonou na sexta-feira ao presidente sul-coreano Moon Jae-in, cujo governo transmitiu na semana passada a proposta de cúpula atribuída a Kim Jong Un, imediatamente aceita pelo presidente dos Estados Unidos.

Ele "reiterou sua intenção de conhecer Kim Jong Un até o final de maio", informou a Casa Branca. Em outras palavras, uma corrida contra o tempo para preparar a cúpula.

Donald Trump expressou com Moon Jae-in um "otimismo cauteloso" e os dois homens estimaram que a Coreia do Norte teria "um futuro melhor" seguindo o "caminho correto" em direção à sua desnuclearização.

Em Estocolmo, as consultas entre o ministro norte-coreano das Relações Exteriores, Ri Yong Ho, sua homóloga sueca Margot Wallström e o primeiro-ministro sueco Stefan Löfven, que começaram na quinta-feira, deveriam encerrar na sexta-feira, mas ambos os lados decidiram estender "a atmosfera construtiva", de acordo com Wallström, dessas discussões.

"O encontro continua hoje", sábado, afirmou o porta-voz de Wallström, Erik Wirkensjö, à AFP.

O ministro da Coreia do Norte chegou esta manhã na sede do ministério dasRelações Exteriores, constataram jornalistas da AFP.

Com sede na capital sueca, o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz (SIPRI), um órgão independente especializado em questões de segurança, desarmamento e resolução de conflitos, também relatou que Ri se encontrou com o diretor de seu conselho de governo, Jan Eliasson, ex-ministro das Relações Exteriores da Suécia e vice-secretário-geral das Nações Unidas (2012-2016), e seu diretor, Dan Smith.

"A conversa foi sobre a situação na península da Coreia e no Nordeste da Ásia e não será tornada pública", disse o SIPRI em um e-mail para a AFP.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do Norte

Mais de Mundo

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte

França afirma que respeitará imunidade de Netanyahu se Corte de Haia exigir prisão

Em votação apertada, Parlamento Europeu aprova nova Comissão de Ursula von der Leyen

Irã ativa “milhares de centrífugas” em resposta à agência nuclear da ONU