Mundo

Coreia do Norte e Cuba estão na mesma trincheira contra EUA

Ri Su Yong declarou que as duas nações comunistas "compartilham uma história de lutar juntos na mesma trincheira contra o imperialismo americano

O chanceler Ri Su-Yong (e) participa de uma reunião na chancelaria de Cuba (AFP)

O chanceler Ri Su-Yong (e) participa de uma reunião na chancelaria de Cuba (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2015 às 14h41.

Havana - A Coreia do Norte e Cuba estão na mesma trincheira contra os Estados Unidos, declarou nesta segunda-feira o chanceler norte-coreano, Ri Su Yong, em uma visita a Havana em meio às tensões pelo lançamento de mísseis ao mar por Pyongyang.

Ri declarou em um encontro com seu colega cubano, Bruno Rodríguez, que as duas nações comunistas "compartilham uma história de lutar juntos na mesma trincheira contra o imperialismo americano, que segue até hoje exercendo pressões econômicas contra nossos países", declarou a agência cubana Prensa Latina.

Ela destacou que Ri também "ressaltou o excelente estado dos vínculos" entre os dois países e transmitiu uma "menagem do presidente Kim Jong-Un para ampliar e fortalecer ainda mais" estes vínculos.

Rodríguez reiterou o apoio de Cuba "à reunificação pacífica da península coreana sem intervenção ou ingerência estrangeira", acrescentou a Prensa Latina.

O chefe da diplomacia norte-coreana chegou em visita oficial à ilha no domingo, em meio a tensões na península coreana pelo lançamento na quinta-feira de sete mísseis ao mar por parte de Pyongyang, em uma demonstração de força ante as manobras militares conjuntas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

Sua visita é a primeira de um funcionário norte-coreano depois que Cuba e Estados Unidos iniciaram um histórico processo de aproximação em dezembro, e coincide com uma nova reunião entre os dois velhos inimigos da Guerra Fria em Havana visando o restabelecimento de relações diplomáticas após meio século.

Não se descarta que Ri também seja recebido pelo presidente Raúl Castro.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaCoreia do NorteCubaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia