Mundo

Coreia do Norte diz que buscará programa nuclear defensivo

Segundo enviado para desarmamento do país na ONU, a Coreia do Norte vai investir em um programa nuclear "defensivo"


	Coreia do Norte: o embaixador So Se Pyong também criticou os mais recentes exercícios militares entre EUA e Coreia do Sul
 (Reuters)

Coreia do Norte: o embaixador So Se Pyong também criticou os mais recentes exercícios militares entre EUA e Coreia do Sul (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2015 às 18h40.

Genebra - A Coreia do Norte vai investir em um programa nuclear “defensivo” enquanto se sentir ameaçada pelos Estados Unidos, declarou o enviado para desarmamento do país na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra à Reuters nesta quinta-feira.

Em uma entrevista rara, o embaixador So Se Pyong também criticou os mais recentes exercícios militares entre EUA e Coreia do Sul, que devem começar na semana que vem, dizendo que eles alimentam as tensões na península dividida enquanto sua nação comemora o 70º aniversário da libertação japonesa no final da Segunda Guerra Mundial.

“Eles têm que mudar de atitude, sua atitude de políticas hostis e caso contrário... continuaremos o desenvolvimento simultâneo da economia e do programa nuclear”, afirmou à Reuters, falando em inglês.

“É para criar um equilíbrio com os Estados Unidos. É totalmente defensivo, isso é 100 por cento certo. Mas se eles fizerem algo, faremos o mesmo. Se eles irromperem (em) outra guerra, estamos prontos para fazer todo tipo de coisas”, declarou So, que é o embaixador da República Democrática da Coreia – o nome oficial do país – na ONU em Genebra e na sua Conferência Para o Desarmamento.

A Coreia do Norte realizou três testes nucleares, o mais recente em fevereiro de 2013, e agora sustenta ser um Estado com armas nucleares. A nação declarou não estar interessada em um diálogo com os EUA no estilo daquele do Irã para abrir mão de suas atividades nucleares.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaONU

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru