Mundo

Coreia do Norte culpa Trump por tensão nuclear

Em resposta, o presidente americano afirmou que as armas norte-americanas estão prontas e carregadas

Donald Trump: "soluções militares agora estão totalmente preparadas, guardadas e carregadas, caso a Coreia do Norte aja imprudentemente" (Sean Gallup/Getty Images)

Donald Trump: "soluções militares agora estão totalmente preparadas, guardadas e carregadas, caso a Coreia do Norte aja imprudentemente" (Sean Gallup/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 11 de agosto de 2017 às 10h45.

Washigton - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu mais um aviso à Coreia do Norte nesta sexta-feira, afirmando que as armas norte-americanas estão prontas e carregadas, enquanto Pyongyang o acusou de levar a península coreana à beira de uma guerra nuclear.

Trump continuou a guerra verbal no Twitter logo depois que a agência de notícias estatal da Coreia do Norte, a KCNA, divulgou um comunicado culpando o líder norte-americano pela escalada nas tensões entre os dois países.

"Trump está levando a situação na península coreana à beira de uma guerra nuclear, fazendo clamores como 'os EUA não descartarão uma guerra contra a Coreia do Norte'", disse a KCNA.

Trump, que está em seu resort de golfe em Bedminster, Nova Jersey, descreveu a prontidão das forças militares norte-americanas em termos inflexíveis.

"Soluções militares agora estão totalmente preparadas, guardadas e carregadas, caso a Coreia do Norte aja imprudentemente", disse Trump em mensagem no Twitter. "Com sorte, Kim Jong Un encontrará outro caminho."

O presidente dos Estados Unidos manteve a pressão contra a Coreia do Norte um dia depois de ameaçar enfrentar Pyongyang com "fogo e fúria", caso o governo norte-coreano realizar um ataque pode não ter sido forte o suficiente.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, tentou minimizar as palavras duras de Trump na quinta-feira dizendo a repórteres que os Estados Unidos ainda preferem uma abordagem diplomática à ameaça norte-coreana. Uma guerra seria "catastrófica", disse.

Perguntado se os EUA estão prontos caso a Coreia do Norte cometa um ato hostil, ele disse: "Nós estamos prontos."

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesCoreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo