Mundo

Coreia do Norte convoca 1º congresso do Partido desde 1980

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira que celebrará em maio de 2016 o primeiro congresso do Partido dos Trabalhadores em 36 anos. Este será o sétimo congresso do partido único do país, de inspiração marxista-leninista, desde sua fundação em 1945. O último congresso do Partido dos Trabalhadores aconteceu em outubro de 1980, quando o […]


	O líder norte-coreano, Kim Jong-Un: este será o sétimo congresso do partido único do país, de inspiração marxista-leninista, desde sua fundação em 1945
 (AFP)

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un: este será o sétimo congresso do partido único do país, de inspiração marxista-leninista, desde sua fundação em 1945 (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2015 às 06h06.

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira que celebrará em maio de 2016 o primeiro congresso do Partido dos Trabalhadores em 36 anos.

Este será o sétimo congresso do partido único do país, de inspiração marxista-leninista, desde sua fundação em 1945.

O último congresso do Partido dos Trabalhadores aconteceu em outubro de 1980, quando o país era governado por Kim Il-Sung, fundador da Coreia do Norte e avô do atual dirigente Kim Jong-Un.

O anúncio foi feito pelo gabinete político do comitê central do partido em um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.

A nota não revela detalhes sobre a agenda e indica apenas a necessidade de "reforçar o partido e ampliar seu papel dirigente".

De acordo com analistas, a reunião pode ser uma oportunidade para anunciar mudanças de orientação estratégica do país ou na direção do partido.

A decisão de convocar o congresso está claramente vinculada ao 70º aniversário do Partido dos Trabalhadores em 2015.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteKim Jong-unPolítica

Mais de Mundo

Juiz derruba medida de Trump que retirava cidadania americana de filhos de imigrantes nos EUA

China registra 220 milhões de deslocamentos antes do Ano Novo Lunar

Secretário de Estado de Trump viajará à América Central para tratar de imigração e Canal do Panamá

'Golfo da América': Trump lança guerra de nomes