Mundo

Coreia do Norte confirma terceiro teste nuclear

Os dois primeiros testes foram conduzidos em 2006 e 2009. A experiência de agora provocou um terremoto de mais de 5 graus na escala Richter


	Soldado Sul-Coreano monta guarda no sul da zona desmilitarizada que separa a Coréia do Sul com a Coréia do Norte
 (Lee Hae-Yong/Yonhap/Reuters)

Soldado Sul-Coreano monta guarda no sul da zona desmilitarizada que separa a Coréia do Sul com a Coréia do Norte (Lee Hae-Yong/Yonhap/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2013 às 07h28.

A Coreia do Norte informou nesta terça-feira que realizou 'com sucesso' o seu anunciado terceiro teste nuclear, depois dos produzidos em 2006 e 2009, segundo a agência estatal 'KCNA'.

Pouco tempo antes, o governo sul-coreano também confirmara o teste após detectar um terremoto de pouco mais de 5 graus na escala Ritcher no condado de Kilju, que abriga a base de Punggye-ri, na qual teria ocorrido a detonação.

A Coreia do Norte destacou que o teste nuclear de hoje teve 'maior nível' que os anteriores, em 2006 e 2009, e informou que conseguiu reduzir o tamanho e o peso da bomba, em uma mostra que o país avançou em seu objetivo de dotar seus mísseis balísticos de capacidade atômica.

O regime de Kim Jong-un qualificou sua ação como uma 'medida prática' para fazer frente às 'hostilidades' dos Estados Unidos, país que há alguns dias o líder norte-coreano chamou de 'inimigo jurado'.

A agência estatal do regime confirmou que os resultados das medições do teste nuclear cumprem com as previsões e que 'não teve impacto algum sobre o meio ambiente da região'.

Em janeiro, a Coreia do Norte ameaçara realizar um teste nuclear como resposta à resolução tomada pelo Conselho de Segurança da ONU, que ampliou as sanções ao país comunista como castigo pelo recente lançamento de um foguete de longo alcance.

A Coreia do Sul, atual presidente do Conselho de Segurança da ONU, convocou uma reunião de urgência após o teste nuclear norte-coreano. De acordo com a emissora 'CNN', o encontro acontecerá na sede do organismo, em Nova York, às 9h locais (12h de Brasília). 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteDesastres naturaisEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaMeio ambientePoluiçãoTerremotosTestes nucleares

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA