Mundo

Coreia do Norte chama Trump de "velho lunático"

Em comunicado, o Ministério norte-coreano das Relações Exteriores disse que Trump e "sua gentalha" caluniam o país ao fazerem acusações sem fundamento

Donald Trump: afirmação foi feita após Trump alegar que o cidadão americano Otto Warmbier foi torturado enquanto estava na prisão norte-coreana (Kevin Lamarque/Reuters)

Donald Trump: afirmação foi feita após Trump alegar que o cidadão americano Otto Warmbier foi torturado enquanto estava na prisão norte-coreana (Kevin Lamarque/Reuters)

A

AFP

Publicado em 28 de setembro de 2017 às 15h00.

A Coreia do Norte classificou o presidente Donald Trump de "velho lunático", nesta quinta-feira (28), por afirmar que o cidadão americano Otto Warmbier foi torturado enquanto estava na prisão.

"Trump e sua panelinha, com sua propaganda anti-RPDC [República Popular Democrática da Coreia], estão explorando de novo a morte de Otto Warmbier", disse o Ministério norte-coreano das Relações Exteriores em um comunicado publicado pela agência oficial de notícias KCNA.

Em 2016, o estudante americano esteve na Coreia para fazer turismo, mas foi detido e permaneceu preso por mais de um ano, condenado por tentar arrancar um cartaz de propaganda.

Em junho passado, pouco depois de ter sido libertado e de seu retorno aos Estados Unidos, faleceu repentinamente aos 22 anos.

"O fato de o velho lunático do Trump e sua gentalha caluniarem a dignidade da nossa liderança suprema, usando dados fraudulentos, cheios de falsidades e invenções, apenas serve para redobrar a maré de ódio do nosso Exército e do povo contra os Estados Unidos e seu desejo de adotar represálias multiplicados por 100", acrescenta o comunicado.

Esta semana, os pais de Warmbier e o presidente Trump acusaram o regime de ter torturado o estudante na prisão. O perito que examinou o corpo, o legista Lakshmi Sammarco, disse não haver provas definitivas disso.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

EUA devem lançar nova fase de operações na Venezuela nos próximos dias, diz agência

Companhias aéreas cancelam voos para Venezuela após alerta dos EUA

Zelensky diz que crimes da Rússia não podem ser perdoados, antes de reuniões para acordo de paz

Alemanha confirma reunião de UE, EUA e Ucrânia para acordo de paz