Mundo

Coreia do Norte avança em construção de novo reator nuclear

Segundo agência nuclear da ONU, avanço pode estender a capacidade do país para produzir material para bombas nucleares


	Pyongyang "continuou a construção do reator de água leve e praticamente concluiu a obra no exterior dos edifícios principais", afirmou diretor-geral da Aiea
 (©AFP / Pedro Ugarte)

Pyongyang "continuou a construção do reator de água leve e praticamente concluiu a obra no exterior dos edifícios principais", afirmou diretor-geral da Aiea (©AFP / Pedro Ugarte)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2012 às 13h52.

Viena - A Coreia do Norte fez mais progressos na construção de um novo reator nuclear, disse o chefe nuclear da ONU nesta quinta-feira, o que pode estender a capacidade do país para produzir material para bombas nucleares.

Pyongyang "continuou a construção do reator de água leve e praticamente concluiu a obra no exterior dos edifícios principais", afirmou Yukiya Amano, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Mas, ele disse ao conselho diretor de 35 nações da AIEA que a agência da ONU "continua sendo incapaz de determinar as características do reator ou a data provável para o seu funcionamento".

A Coreia do Norte afirma que precisa de energia nuclear para fornecer eletricidade, mas também se vangloriou de sua capacidade de dissuasão nuclear e negociou tecnologia nuclear com a Síria, Líbia e, provavelmente, o Paquistão.

O reator de água leve está sendo construído na principal usina nuclear de Yongbyon, que consiste em um reator de cinco megawatts, uma instalação de fabricação de combustível e uma usina de reprocessamento de plutônio, onde o material para armas é extraído de barras de combustível irradiado.

A Coreia do Norte foi o primeiro país a se retirar do Tratado de Não-Proliferação Nuclear em 2003 e negou acesso à AIEA a suas instalações atômicas, renegando um acordo de fevereiro para fazê-lo depois que anunciou planos para lançar um foguete de longo alcance, em desafio às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaCoreia do NorteEnergiaEnergia nuclearInfraestrutura

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru