Mundo

Coreia do Norte anuncia fracasso em lançamento de satélite de espionagem

Incidente ocorre três meses depois de Pyongyang também falhar em pôr em órbita um artefato similar

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un (C), presidindo uma sessão plenária da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, em Pyongyang (Agence France-Presse/AFP)

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un (C), presidindo uma sessão plenária da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, em Pyongyang (Agence France-Presse/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 23 de agosto de 2023 às 19h59.

A Coreia do Norte anunciou, nesta quinta-feira (noite de quarta, 23, no Brasil), o lançamento frustrado de um satélite de espionagem, reportou a agência de informação estatal norte-coreana, três meses depois de Pyongyang também falhar em pôr em órbita um artefato similar.

"Os voos do primeiro e do segundo estágios do foguete transcorreram normalmente, mas o lançamento fracassou devido a um erro (...) no terceiro estágio do voo", reportou a agência KCNA, que mencionou um possível novo lançamento em outubro.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

Mais cedo, o estado-maior sul-coreano informou que o Exército japonês havia detectado o lançamento, pelo vizinho do Norte, de um "foguete espacial", no primeiro dia de um período em que o Pyongyang prevê pôr em órbita um satélite de espionagem.

Segundo a agência japonesa de notícias Kyodo, que citou fontes oficiais, o projétil sobrevoou o arquipélago japonês.

Na terça-feira, 22, a Coreia do Norte tinha informado a guarda-costeira japonesa que entre 24 e 31 de agosto lançaria um satélite de espionagem.

Seul disse que o lançamento seria um "ato ilegal" por violar as sanções da ONU, que proíbem Pyongyang de desenvolver mísseis balísticos, que compartilham tecnologia com os foguetes espaciais.

A ação norte-coreana coincide com os exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, iniciados na segunda-feira, e que devem terminar em 31 de agosto.

A Coreia do Norte já tinha tentado, em maio, colocar em órbita o que descreveu como seu primeiro satélite de reconhecimento militar, mas o foguete que o levava caiu no mar minutos após o lançamento.

Acompanhe tudo sobre:Kim Jong-unCoreia do Norte

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA