Mundo

Coreia do Norte acusa EUA de incitarem uma guerra atômica

"EUA são os culpados que estão empurrando a situação rumo a uma iminente guerra atômica ao trazer bombardeiros (...) à península coreana", diz mensagem


	Míssil: A Força Aérea americana afirmou que o envio dos bombardeiros era para resistir ao "comportamento agressivo"
 (Reuters)

Míssil: A Força Aérea americana afirmou que o envio dos bombardeiros era para resistir ao "comportamento agressivo" (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2016 às 09h14.

Seul - A Coreia do Norte acusou nesta sexta-feira os Estados Unidos de empurrar a situação para uma "guerra atômica", após o envio de dois bombardeiros americanos ao território sul-coreano em plena etapa de tensão na região.

"O imperialista EUA são os culpados que estão empurrando a situação rumo a uma iminente guerra atômica ao trazer bombardeiros nucleares estratégicos à península coreana", segundo uma mensagem do Exército Popular recolhido hoje pela televisão estatal norte-coreana "KCTV".

Os EUA enviaram na quarta-feira a partir de Guam para a Coreia do Sul dois bombardeiros supersônico B-1B Lancer, dos quais um aterrissou na base americana de Osan em Pyeongtaek, a cerca de 70 quilômetros ao sul de Seul, e o segundo retornou após sobrevoar o território do país.

A Força Aérea americana afirmou que o envio dos bombardeiros era uma demonstração de força para resistir ao "comportamento agressivo" da Coreia do Norte, que recentemente realizou seu quinto teste nuclear e mostrou grandes progressos em tecnologia de mísseis de médio e longo alcance.

Os Estados Unidos mantêm desde a Guerra da Coreia (1950-1953) uma aliança militar com a Coreia do Sul pela qual se compromete a defender seu aliado em um hipotético conflito com a Coreia do Norte. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosCoreia do NorteÁsiaEstados Unidos (EUA)GuerrasTestes nucleares

Mais de Mundo

Uganda confirma acordo com EUA para transferir imigrantes em situação irregular

Europa deve assumir 'maior parte do fardo' da segurança da Ucrânia, diz vice de Trump

Egito acusa Israel de ignorar proposta de trégua em Gaza aceita pelo Hamas

Na Argentina, carteira de motorista e impostos agora podem ser pagos com criptomoedas; entenda