COP27: lançada durante a conferência, a iniciativa trará um guia com o passo a passo para que empresas implementem soluções que reduzem emissões de gases de efeito estufa (Leandro Fonseca/Exame)
Estadão Conteúdo
Publicado em 14 de novembro de 2022 às 18h42.
Última atualização em 14 de novembro de 2022 às 18h49.
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou, durante a 27ª conferência do clima da ONU (COP27), um programa, com início das atividades previsto para janeiro de 2023, que visa a apoiar empresas na aplicação prática de metas de neutralidade climática.
Em parceira com o WBCSD, sigla em inglês do Conselho Empresarial Global de Desenvolvimento Sustentável, a iniciativa terá, entre suas primeiras ações, um guia com o passo a passo para que as empresas implementem soluções de redução de emissões.
Segundo levantamento do WBCSD, cada multinacional terá que mobilizar entre 10 e 100 mil fornecedores para alcançar compromissos de neutralidade climática, o que torna o objetivo enorme e dependente de colaboração mútua.
A Plataforma Net Zero, como é chamado o programa que está sendo trazido ao Brasil, tem como objetivo acelerar as ações climáticas contra os gases de efeito estufa em todas as esferas: dentro das empresas, nas cadeias de valor, nas políticas públicas nacionais e nas organizações internacionais.
"Precisamos agir para manter viva a meta de conter o aquecimento global em 1,5ºC, e as empresas têm um papel fundamental. Com a Plataforma Net Zero, o CEBDS passa uma mensagem clara de que este é o momento de ir além de compromissos e partir para a ação", comenta Marina Grossi, presidente do CEBDS.